O GCD Vila Caiz alcançou um marco histórico nas suas redes sociais ao ultrapassar a impressionante marca de um milhão de visualizações num único mês na plataforma Instagram, a reforçar assim uma forte ligação com os seus adeptos e o crescente impacto digital do emblema amarantino, que disputa a Hyundai Liga Pro e que já avançou duas eliminatórias na Taça de Portugal, deixando para trás o Ribeira Brava e o Eléctrico.
Numa época tão impactada pelo digital, ter uma presença forte neste contexto pode fazer toda a diferença no contexto desportivo. Atualmente, o clube conta com duas pessoas executam e pensam de forma estratégica a comunicação do Vila Caiz: Sara Ribeiro e Carlos Soares.
"Mais do que uma estratégia, foi o resultado de paixão genuína. Quando se faz algo com amor, o público sente e o resultado aparece naturalmente", começaram por explicar.
"Claro que há planeamento e consistência: publicamos com regularidade, apostamos em vídeos curtos, divulgamos ao máximo os jogos e mostramos o que nos distingue: o grupo incrível, os adeptos incansáveis e o espírito da terra. Temos também uma comunidade fantástica que partilha os conteúdos e faz com que a mensagem do Vila Caiz chegue cada vez mais longe. No fundo, o sucesso vem de mostrar a verdade: um clube de freguesia, feito de gente simples, que vive o futebol com emoção e orgulho."
Com pouco mais de 3000 habitantes na freguesia, as dificuldades aparecem diariamente. Mas é aí que entra a capacidade de criar laços com a comunidade, com os adeptos e de pensar fora da caixa para fazer a diferença.
"Queremos que cada publicação tenha identidade e verdade. Mostramos o lado humano, dos jogadores aos adeptos, porque é isso que aproxima as pessoas. Trabalhamos com o que temos: um telemóvel, uma boa ideia e muita vontade. O segredo está na coerência e autenticidade, a intenção não é só criar algo novo, mas sim pensar com propósito e emoção. Damos visibilidade também à formação, porque todos contam. O objetivo é mesmo esse, aproximar o clube às pessoas partilhando as conquistas e emoções que fazem parte da história e da paixão do Vila Caiz, uma comunidade unida, trabalhadora e apaixonada pelo seu clube."
Por fim, a dupla aconselhou e deixou um desafio a quem se queira aventurar neste universo digital, principalmente a nível de futebol distrital.
"Não é preciso ter grandes meios, pois nós também temos poucos. O essencial é acreditar no projeto e mostrar o que vos torna únicos. Mostrem as pessoas, os momentos verdadeiros e a alma do vosso clube. A autenticidade vale mais do que qualquer produção e às vezes é na simplicidade que se captam os momentos mais marcantes. Façam com amor, experimentem e mantenham a vossa identidade. No fim, o segredo é simples: mostrar quem vocês são. Aqui, o futebol é mais do que um jogo: é o domingo da freguesia, o momento em que todos se juntam. Quando há verdade, o público sente e o clube cresce. Não importa se são um clube da distrital, ou da I Liga."

Não menos importante neste projeto é o Presidente do clube, José Ribeiro,que percebeu desde cedo a importância de ter pessoas para colaborar num departamento de comunicação poderia ser um fator para o crescimento do emblema do concelho de Amarante. Afinal, o sucesso extra-campo também está alinhado ao sucesso dentro dos relvados.
"Percebemos que a comunicação é hoje um dos pilares fundamentais de qualquer instituição — desportiva ou não. O Vila Caiz tem uma história muito rica, mas sentíamos que faltava mostrá-la ao mundo com a mesma paixão com que a vivemos. A comunicação foi o elo que faltava entre o que fazemos dentro do campo e o que somos fora dele: uma comunidade viva, orgulhosa e com identidade."
José Ribeiro reforçou a importância de ter pessoas qualificadas para cuidar da comunicação do seu clube.
"É essencial. Ter alguém dedicado e com sensibilidade para comunicar o que o clube faz, pensa e sente, garante coerência, profissionalismo e proximidade. A comunicação é a nossa voz — e precisa de ser tratada com o mesmo cuidado com que tratamos a bola nos pés."
Uma questão sempre muito levantada por todos os clubes é de como transformar os números e este crescimento nas redes sociais em valores monetários. E José Ribeiro explicou que este crescimento digital vem abastecendo o clube com novas fontes de receitas.
"Tem sido uma mudança muito positiva. Aumentámos a visibilidade, aproximámos os adeptos, e criámos novas oportunidades de parceria e patrocínio. Hoje, o Vila Caiz é reconhecido não só pelos resultados desportivos, mas também pela forma como comunica, pela energia que transmite e pela ligação que mantém com a sua comunidade."
Por fim, José Ribeiro terminou por dizer que há planos para continuar a crescer dentro deste universo
"Sim. O futuro passa, claramente, por continuar a investir na presença digital. Estamos a preparar o lançamento do nosso site oficial, que será uma nova casa para todos os que vivem o Vila Caiz — com notícias, calendário, loja, história e muito mais. A comunicação vai continuar a crescer, porque acreditamos que é através dela que o Vila Caiz chegará ainda mais longe."
