Na tarde de sexta-feira, decorreu no auditório da AF Porto a conferência de imprensa oficial da final da Taça AF Porto de 2023/24. No evento, estiveram presentes o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, bem como José Guilherme Aguiar e Renato Almeida, representantes da autarquia de Vila Nova de Gaia e Paredes, respetivamente. Dos finalistas, André Moreira, Luisinho e Afonso Cunha, presidente, treinador e capitão do SC Coimbrões. Do outro lado, João Moreira, Marcos Nunes e Maurício, presidente, treinador e capitão do Aliança de Gandra.
"Desde a primeira conversa, o município de Gaia se mostrou disponível e com abertura para receber a 'Prova Rainha' da AF Porto, o que acontece pela primeira vez. A final vai ser disputada num estádio magnífico e a Câmara de Gaia tudo fez, para que seja uma final digna. Antigamente, os clubes não valorizavam esta prova, sendo ela jogada muitas vezes por juniores ou equipas B. Mas nós quisemos dignificá-la e dar valor a essa prova. Fizemos vários investimentos na competição, nos últimos anos, destacando-se a transmissão através do Porto Canal, que vai para o terceiro ano consecutivo. Quis o destino que, dois clubes da Divisão de Elite, disputem esta final", disse José Manuel Neves.
Ao abrir a conferência, o treinador Luisinho, que chega para a sua segunda final de Taça em seu segundo ano como treinador (ganhou na época passada a Taça AF Vila Real), disse que espera que a sua equipa faça o melhor em campo para sair com o troféu e manter a tradição de uma equipa de Vila Nova de Gaia chegar na final, ganhar.
"Vamos competir e levar o nosso melhor. Estamos próximos também da subida, mas sabemos que não é fácil. Ainda não ganhamos nada ainda, mas sabemos que há muitas emoções a flor da pele, não só para nós treinadores, mas também para os jogadores. Há muita coisa envolvida neste jogo e não tem como não estarmos motivados. É um palco que tem tudo, bom relvado, transimssão em direto, vídeo-árbitro. Estamos orgulhosos de nós, mas ainda não ganhamos nada!"
Afonso Cunha, médio e capitão dos gaienses também valorizou o momento e diz que a final é uma grande oportunidade para os jogadores.
"Todos nós percebemos que ter uma transmissão em direto valoriza a nós jogadores, pois pode abrir muitas portas tanto para nós como para a equipa do Gandra. Mas claro que fazemos o nosso, estamos focados em ganhar a Taça e dentro dos nossos objetivos!"
Já Marcos Nunes, treinador do Gandra, que já foi campeão da prova com o FC Vilarinho e na final venceu o próprio Aliança, comentou que fez uma promessa ao presidente João Moreira que ao chegar no clube, devia-lhe este troféu.
"Foi a primeira promessa que fiz ao meu presidente quando cá cheguei (conquistar a taça). Na época em que venci com o FC Vilarinho, foi uma festa mas não tinha este midiatismo que tem hoje, não havia transmissão no Porto Canal muito menos vídeo-árbitro. Espero que no domingo eu cumpra essa promessa ao presidente, aos adeptos, aos sócios e à todos os simpatizantes do Aliança FC Gandra."
Por fim, o capitão do emblema de Paredes, Maurício reforçou que o jogo será um momento histórico para os mais jovens, visto que o Gandra é uma equipa com um plantel com mais juventude.
"Eles tem que saber que é um jogo para mostrar o seu valor. Todos tem nível para jogar em um patamar acima, como também os do Coimbrões. Temos um mix de experiência com juventude e eles tem que desfrutar desse momento!"