Discurso direto: Treinadores avaliam a 1ª volta da Hyundai Liga Pro


Com a Hyundai Liga Pro a meio, fomos à procura de perceber que aspetos positivos se podiam destacar da nova competição lançada pela Associação de Futebol do Porto em 2024/25 e são várias as situações que têm contribuído para valorizar a competitividade, a motivação e a divulgação dos acontecimentos que têm marcado esta prova e atraído adeptos aos estádios espalhados pelo distrito do Porto. A AF Porto escolheu três treinadores com experiência de futebol distrital, que aceitaram destacar o Top-3 de aspetos que têm marcado esta Hyundai Liga Pro.

Renato Coimbra, treinador do Trofense, da Liga 3, com larga experiência em clubes do distrital da AF Porto, segue a Hyundai Liga Pro regularmente.

  1. A forma como a Hyundai Liga Pro tem sido “vendida” tem sido muito positiva, melhorou e a transmissão de jogos vem trazer mais divulgação e mostra que temos muita qualidade no futebol distrital. Tem sido bem promovido, o que torna tudo ainda mais atrativo.
  2. O facto de se jogar só com uma série traz mais competitividade, porque concentra mais a qualidade, só ficam os melhores e o facto do primeiro subir diretamente obriga a mais cuidados e a ser mais regular ao longo da temporada. Com a descida de duas ou três equipas do Campeonato de Portugal, todos os anos, vamos ter equipas com mais experiência do Campeonato de Portugal e melhores infraestruturas, que prometem fortalecer ainda mais esta Hyundai Liga Pro no futuro.
  3. Por último o facto de esta Hyundai Liga Pro exigir mais aos clubes em termos de organização de jogo e dirigismo vem encurtar o fosso que existia entre equipas do distrital e do Campeonato de Portugal. Acaba por preparar melhor as equipas que sobem do distrital e o choque de uma promoção a esse nível já não será tão grande em caso de subida.

Marcos Nunes, ex-treinador do Aliança de Gandra

  1. Com uma série a vantagem é que se premeia quem tiver sido mais regular ao longo dos 10 meses de prova, o que traz mais justiça ao campeonato, ao contrário de outros modelos competitivos. Mas tem sido um campeonato extremamente competitivo, talvez mais do meio da tabela para baixo, porque os dois primeiros já estão um pouco afastados.
  2. A transmissão de um jogo por semana e o trabalho de divulgação que te se tem feito nas redes sociais tem ajudado a promover e destacar equipas, jogadores e treinadores. A Visibilidade melhorou, é mais constante do que em outras épocas em que isso só se notava mais na fase final.
  3. Em termos de qualidade, ela está mais concentrada nos 18 clubes da Hyundai Liga Pro, o que faz com que o nível seja até muito semelhante ao do Campeonato de Portugal e às suas equipas semiprofissionais. Recordo que o Gandra derrotou o Salgueiros na Taça de Portugal e que foi eliminado contra o Gondomar nos minutos finais e não se notou muita diferença em termos de qualidade dos jogadores. Penso que muitos até preferem jogar na Hyundai Liga Pro, porque tem mais tempo de competição, do que o Campeonato de Portugal.

Bock ex-treinador do Valadares:

  1. Os jogos transmitidos têm sido bons para todos, clubes, jogadores e treinadores, porque começamos a ter material melhor para trabalhar e nos ajuda a conhecer melhor os adversários. Além disso, há muitos jogadores que aproveitam as imagens para se promoverem. Mas as transmissões podem crescer se forem transmitidos todos os jogos deste campeonato, o que seria excecional.
  2. A chegada de um patrocinador para o campeonato é uma mais-valia para aquela que é a maior e melhor associação de futebol do país e tem levado a comunicação a divulgar mais e a ativar mais os clubes através das publicações feitas nas redes sociais.
  3. Sendo um campeonato com uma série e sem Play-off, vejo as equipas mais motivadas, porque se eliminou a necessidade de jogar um Play-off. A subida direta motiva e premeia a regularidade dos clubes ao longo da temporada, com a subida do primeiro classificado.