Divisão de Elite ao rubro após 10 jornadas


Com 10 jornadas já disputadas, a Divisão de Elite de futebol já começa a alinhar os clubes pelos respetivos objetivos na tabela. É claro que ainda estamos no começo do campeoanto e muito pode mudar, mas o desenho atual já nos deixa tirar algumas conclusões

Um facto curioso que mostra tamanha a dificuldade e qualidade dos clubes da Elite é que 15 dos 32 clubes participantes avançaram para a próxima ronda da Taça AF Porto, sendo esta a divisão mais representada na prova.

A competição é disputada em duas séries com 16 equipas. As duas primeiras de cada série avançam para a Fase de Apuramento de Campeão enquanto as quatro que ficarem nas posições mais baixas (de cada série), são despromovidas para a Divisão de Honra.

 

Série 1

A Série 1 está a ser liderada pelo FC Foz, que possui 22 pontos conquistados em 27 possíveis (a quarta jornada foi adiada devido aos incêncios). O emblema portuense, campeão da Taça AF Porto em 2023/24, está a ser seguido de perto pelo FC Avintes (21), que ainda não foi derrotado, e pelo Pedras Rubras (20). O trio já cavou um fosso, uma vez que o quarto classificado, o Salgueiros B, possui 14 pontos. A continuar assim, estas três primeiras equipas prometem uma grande luta pelas primeiras posições.

Do Salgueiros B, que possui o melhor ataque da Série 1 com 24 golos marcados, até o Folgosa da Maia, o 11º, a diferença é de apenas três pontos. Neste meio, há o FC Pedroso, Leça do Balio, Aldeia Nova, Varzim B, Candal e Pasteleira. 

Série 2

Já na Série 2, a AD Lousada lidera a competição com 20 pontos - é a melhor defesa desta série. Apesar do ótimo início de época no campeonato, ou lousadenses caíram na Taça AF Porto, na II Eliminatória, com uma derrota de 2-1 para o FC Foz. Com um ponto a menos na tabela, está o Aliados de Lordelo, clube que ainda não foi derrotado e que é detentor do melhor ataque desta série, com 22 golos marcados. Em terceiro (17), está o Termas de São Vicente, emblema promovido da Divisão de Honra época passada.

Tal como na Série 1, do 4.º ao 11.º, a diferença é de quatro pontos, com várias equipas no "bolo". São elas o São Lourenço Douro, Valonguense, Lagares, Barrosas, Sobrado, Dragões Sandinenses, Águias de Eiriz e Citânia de Sanfins. Acima da linha de despromoção está o Gens SC, que no último fim de semana da Taça AF Porto conseguiu surpreender o Padroense, da Hyundai Liga Pro e avançar para a IV Eliminatória.