Divisão de Elite – Resumo da 4.ª jornada


A quarto fim de semana de competição da Divisão de Elite está concluído e as primeiras diferenças começam também a ser evidentes nas classificações das quatro séries que compõem a prova. Sem jogos adiados devido à Pandemia, destaque para os 42 golos marcados nos 19 encontros realizados e para a luta na Série 4, que continua com três equipas que só sabem o que é ganhar.

 

Série 1

Após encontrar o caminho das vitórias, o Maia Lidador parece ter-lhe tomado o gosto e já conta três consecutivas. Desta vez o triunfo (1-0) chegou no dérbi frente ao Nogueirense, que permite assim à equipa orientada por Pedro Cunha destacar-se na liderança da tabela. Dois são agora os pontos de vantagem sobre o Padroense, que perdeu o comboio ao empatar no terreno do Oliveira do Douro (1-1).

Depois da derrota caseira como Maia, o Avintes, de novo a jogar em casa, recuperou as boas sensações e impôs-se ao Vila, confirmando o mau arranque dos vizinhos de Vila Nova de Gaia. A vitória por 2-0 fez com que os avintenses tenham sido a única equipa do grupo a descobrir por duas vezes o caminho do golo nesta jornada.

Nos restantes jogos do grupo, duas vitórias pela margem mínima. Uma caiu para o lado do Pedrouços na receção ao Grijó e a outra foi para o conjunto do Pedras Rubras na deslocação a casa do Canidelo.

 

1.º Maia Lidador (10 pontos); 2.º Padroense (8 pontos); 3.º Avintes (7 pontos)

 

Série 2

Implacável na defesa do título conquistado no ano passado continua o Gondomar SC B, que voltou a somar três pontos na deslocação à outra margem do Douro para jogar frente ao Pedroso. A vitória por 3-1 garante a liderança isolada da prova com cinco pontos de vantagem sobre o Rio Tinto, que conta com um jogo em atraso. A Febre Amarela voltou a fazer uma vítima, já que o Coimbrões por não conseguiu responder aos dois golos sofridos na deslocação ao Estádio Cidade de Rio Tinto.

Muito perto desta luta segue também o Folgosa da Maia, que soma seis pontos e leva um jogo em atraso. No fim de semana a vítima doi o Foz, que não fez melhor do que reduzir a vantagem de 2-0 que levada ao intervalo. 2-1 foi o resultado final.

Na luta do lado inverso da tabela, o Varzim B marcou passo e deixou escapar o Infesta, que conseguiu importantes três pontos perante os seus adeptos. A mesma sorte não teve o Perosinho, que perdeu o dérbi como Candal por duas bolas sem resposta.

 

 1.º Gondomar SC B (12 pontos); 2.º Rio Tinto (7 pontos); 3.º Coimbrões (7 pontos)

 

Série 3

Depois do primeiro tropeção, o Ermesinde voltou a encontrar o caminho das vitórias que lhe garantem a liderança isolada, mas não descansada, da série. A vitória por 2-0 sobre o Lixa permitiu à equipa chegar aos 10 pontos e segurar um de vantagem sobre o Sobrado, que somou a segunda vitória consecutiva na receção ao Aliança da Gandra. A luta está lançada!

Com o jogo entre o Gens e o Alpendorada adiado (os pedreiros jogaram para a Taça de Portugal), o Barrosas aproveitou para se chegar ao lugar do pódio: 1-0 foi o resultado final, o mesmo com que terminou o Alfenense – S.Pedro da Cova, favorável à equipa recém promovida ao escalão máximo do distrito. Os mineiros contam por desaires os três jogos realizados.

 

1.º Ermesinde 1936 (10 pontos); 2.º Sobrado (9 pontos); 3.º Barrosas (6 pontos)

 

Série 4

O braço de ferro entre Rebordosa, Aliados de Lordelo e Freamunde parece não ter fim, já as três formações continuam a contar por vitórias os quatro jogos realizados. Com 18 golos marcados o Rebordosa continua a ser o melhor ataque de toda a prova, enquanto os dois diretos adversários continuam, sem saber o que é sofrer um golo (tal como acontece como Maia na série 1). Certo é que no final da próxima jornada o trio se irá desfazer, uma vez que os Aliados de Lordelo vão receber o Freamunde num dos jogos mais aguardados do fim de semana.

Com Rebordosa (3-2 frente ao Lousada), Aliados de Lordelo (2-0 frente ao Felgueiras B), e Freamunde (1-0 frente ao Aparecida) a ganharem o seu jogo, destaque para o encontro mais animado do fim de semana, que resultou na vitória do Marco 09 frente ao Águias de Eiriz (5-2). A surpresa ficou guardada para o Vila Caiz, que venceu na casa do Sousense por 1-0 e garantiu a primeira vitória da época.

 

1.º Rebordosa (12 pontos); 2.º Aliados Lordelo (12 pontos); 3.º Freamunde (12 pontos)