Depois de 15 jornadas já disputadas, a Divisão de Elite de futebol vai arrancar com a sua segunda volta já no próximo fim de semana. Há ainda muito campeonato para se jogar, as decisões ainda estão longe de qualquer definição, seja de equipas que vão na parte de cima ou na parte de baixo das tabelas. Ainda assim, há algumas conclusões que já se podem tirar.
A competição é disputada em duas séries com 16 equipas. As duas primeiras de cada série avançam para a Fase de Apuramento de Campeão enquanto as quatro que ficarem nas posições mais baixas (de cada série) são despromovidas para a Divisão de Honra.
Série 1
A Série 1 chegou a ser liderada fim de semana, após fim de semana pelo FC Foz, mas quem vai iniciar a segunda volta na liderança é o Pedras Rubras SAD, com 32 pontos. Os fozeiros aparecem logo atrás com a mesma pontuação. A dupla está a ser seguida de perto pelo FC Avintes (31), numa luta que promete extender-se até o fim do campeonato. O trio já tem alguma vantagem para os demais, uma vez que o quarto classificado, o Salgueiros B, soma 25 pontos.
Dos salgueiristas, que são o melhor ataque da Série 1 (34 golos), até ao Leça do Balio (20), o 9º, a diferença é de cinco pontos.
Neste meio, há o CD Candal (24), FC Pedroso (24), Aldeia Nova (23) e Folgosa da Maia (21).
O trio acima da linha da linha d'água é formado por Varzim SC B (19), Pasteleira (15) e Lavrense (14). O emblema do Porto, mesmo na 11ª posição, possui a quinta melhor defesa da série ao lado da AD Grijó, o primeiro clube dentro da zona vermelha, composta também pelo Alfenense, Pedrouços e Infesta - também aqui a luta se prevê intensa.
Série 2
Já na Série 2, a AD Lousada lidera a competição com 35 pontos - é a melhor defesa com apenas 13 golos sofridos. Com três pontos a menos na tabela, está o Aliados de Lordelo, clube que só tem uma derrota e que é detentor do melhor ataque desta série, com 36 golos marcados.
Em terceiro (27) está o Termas de São Vicente, que foi promovido da Divisão de Honra época passada e procura uma dupla promoção. Um ponto atrás (26) e em asceção no campeonato está o CD Sobrado, que passou da nona posição para a quarta em cinco jornadas. Com 24, o "vizinho" Valonguense está à espreita.
Do 6º ao 12º, a diferença é de apenas três pontos, com várias equipas no "bolo". São elas o Águias de Eiriz (21), Roriz (20), Citânia de Sanfins (20), FC Lagares (19), São Lourenço Douro (18) e Barrosas (18).
Na linha de despromoção e com alguma distância de pontuação estão o Gens SC, FC Cête, Crestuma e Lomba Amarante, clubes que vão ter que lutar muito nesta segunda volta para evitar um dissabor no fim da época.