Divisão de Honra mais competitiva do que nunca – tudo em aberto nas três séries


Faltam cinco jornadas para concluir a primeira fase da Divisão de Honra de futebol e está tudo em aberto nas três séries, com várias equipas matematicamente ainda com possibilidades de seguir para o Apuramento de Campeão. Recorde-se que nesta competição os primeiros de cada série são automaticamente apurados, sendo também qualificado o melhor segundo das três séries, que promete ser muito competitiva e abre as portas da Divisão de Elite para algum destes emblemas. Para que não restem dúvidas, o vencedor desta “final-four” da Divisão de Honra terá subida garantida à Divisão de Elite. Os restantes clubes envolvidos nesta segunda fase terão de aguardar pela acomodação dos despromovidos da Divisão de Elite e do Campeonato de Portugal à Hyundai Liga Pro. Além disso, nestas decisões vai ainda pesar a certificação dos clubes, critério que poderá definir permanências ou descidas.

No que à competição diz respeito, o Castêlo da Maia lidera a Série 1 com 53 pontos, mais um do que o União de Beiriz, que detém o melhor ataque, com 62 golos marcados. Os maiatos são a equipa com melhor defesa, com 16 golos sofridos ao cabo de 25 jornadas. Nesta série, a nota dominante tem sido o equilíbrio, pelo que os 15 pontos ainda em disputa mantêm SC Arcozelo (3º classificado), Gondim-Maia (4º), Os Lusitanos (5º) e o Custóias FC (6º) ainda com possibilidades matemáticas de lutar pelo apuramento de campeão, ou o lugar em aberto para o segundo melhor classificado das três séries da Divisão de Honra.

 

 

Na Série 2, o SC Freamunde tem dominado e lidera com 62 pontos, mais sete do que o SC Nun’Álvares, que empatou no domingo passado em casa com o Vandoma (0-0), e desperdiçou a oportunidade de recuperar terreno aos “capões”, que também não foram além de um empate com o Estrelas de Fânzeres (1-1). Nesta série 2, se a melhor defesa é dos freamundenses, com 16 golos sofridos. Já o melhor ataque pertence ao Leverense, terceiro classificado, que conta 65 golos apontados. O emblema de Vila Nova de Gaia soma menos 10 pontos do que o líder e, tal como o Lamoso (menos 13 pontos), mantém em aberto a possibilidade de lutar por um lugar na segunda fase.

Na Série 3, o Várzea do Douro comanda com 58 pontos, mais um dos que o SC Rio de Moinhos. O líder goleou o FC Vila Boa de Quires (4-0) e o segundo derrotou a AD Baião (2-1) no domingo e deixaram ainda a disputa mais acirrada. Mas o domínio do emblema do Marco de Canaveses tem-se destacad, dono da melhor defesa (18 golos sofridos) e do melhor ataque (65 golos marcados) da série. No terceiro lugar, a AD Baião soma 51 pontos, menos seis do que o SC Rio de Moinhos e menos sete do que o Várzea do Douro, mas mantém abertas as portas da disputa pelos lugares de apuramento de campeão. A luta será até o fim!