ESCLARECIMENTO: ACREDITAÇÕES NOS CAMPEONATOS DA AF PORTO


Com o objetivo de facilitar e explicar a todos os clubes, entidades desportivas, fotógrafos, órgãos de comunicação social e aos demais agentes envolvidos nos eventos desportivos organizados pela Associação de Futebol do Porto (AF Porto), o Departamento de Comunicação vem por este meio clarificar o procedimento para acreditação/acesso aos recintos desportivos de fotógrafos/videógrafos.

 

ARTIGO 39º dos regulamentos AF Porto | ACREDITAÇÃO

 

1-A acreditação para os jogos é feita pelos clubes promotores, a pedido dos interessados, sem prejuízo de orientação da AF Porto, das forças de segurança e das exceções constantes do número seguinte;

2- A acreditação do Delegado à organização do jogo e dos membros do Conselho de Arbitragem da AF Porto é feita diretamente pela AF Porto.

3-A acreditação de fotógrafos ou membros da comunicação social deve ser realizada pelo clube na condição de visitado;

Breves notas:

Os fotógrafos (freelancers ou que ao serviço dos clubes) e gestores de redes sociais dos clubes (devidamente acreditados) podem aceder à zona situada entre as linhas exteriores da superfície de jogo e a área de ligação entre a superfície de jogo e os balneários, podendo, ainda, aceder ao terreno de jogo para captação da fotografia oficial das equipas, antes do início do encontro, mas sempre depois de terminado o período de aquecimento dos jogadores e da equipa de arbitragem.

Outros membros da comunicação social podem ter acesso a esta zona técnica apenas no momento da fotografia oficial, devendo para isso estar devidamente credenciados e identificados.

Após o final do jogo, caso o órgão de comunicação social deseje falar com algum jogador/treinador, a autorização deve ser pedida ao clube do referido profissional.

COMO PEDIR ACREDITAÇÃO PARA TRABALHAR EM JOGOS DA AF PORTO?

  • A acreditação para fotógrafo/videógrafo/gestor de redes sociais ou qualquer órgão de comunicação social é sempre feita diretamente com o clube visitado através do envio de um e-mail ou de um contato prévio oficial com os dirigentes responsáveis.
  • A AF Porto apenas acredita fotógrafos para os eventos específicos em que assume papel de organizador e promotor, como é exemplo a final da Taça AF Porto, Supertaça, Final Four de futsal.
  • No caso de fotógrafo, diretor de comunicação ou gestor de redes sociais dos clubes da casa é também indispensável a utilização de uma credencial.
  • A AF Porto recomenda que os profissionais tenham um colete identificativo, no caso dos fotógrafos que estejam, por exemplo, filiados no CNID. Na ausência destes elementos, a utilização da credencial revela-se ainda mais importante. Fica à responsabilidade do clube visitado fornecer credencial/colete que permita identificar esta pessoa no campo/pavilhão de jogo.