Escola Básica do Paço faz chegar ABC da Bola à Maia


O programa ABC da Bola continua a avançar e esta tarde foi a vez do concelho de Maia se integrar no projeto, uma vez que o protocolo entre o Agrupamento de Escolas de Pedrouços e a Associação de Futebol do Porto foi assinado na tarde desta segunda-feira.

No ato simbólico de assinatura do protocolo esteve José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto, juntamente com diretor do agrupamento, Sérgio Almeida, e com o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

Numa tarde de sol e perfeita para a prática desportiva, a Escola Básica do Paço vestiu-se a rigor para receber esta iniciativa da Associação, que teve como principal objetivo dar o pontapé de saída deste protocolo no concelho da Maia. Em campo, vestidos a rigor com as cores da Associação de Futebol do Porto, estiveram cerca de  70 crianças, que participaram no evento que marcou o início da iniciativa nesta escola.

"É um prazer estar nesta escola, a quinta a receber o nosso protocolo. Estamos aqui hoje porque o munícipio da Maia tem uma colaboração permanente com a Assoacição de Futebol do Porto e também porque o Agrupamento de Escolas se mostrou disponível desde o primeiro momento para abraçar este projeto. A todos o meu muito obrigado. Como tenho dito, há uma necessidade urgente de por as nossas crianças a praticar desporto, sejam homens ou mulheres, e nada melhor do que começar pelas escolas e pelas crianças, pois o desporto deve ser parte integrante da sua educação", afirmou o Presidente da Associação de Futebol do Porto.

Sérgio Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas de Pedrouços admitiu que esta é "mais uma oportunidade para aproveitar no âmbito do desporto", e disse que esta é uma necessidade para os jovens integrarem iniciativas que promovam hábitos de vida saudáveis e de práticas salutares: "este é um bom tiro de partida de um caminho que gostariamos de ver alargado a todo o agrupamento", disse.

Quanto ao representante do munícipio, o vereador do desprto Hernâni Ribeiro admitiu esta é uma iniciativa que a Câmara Municipal se orgulha de apadrinhar. "O futebol é o desporto rei, o que aparece todos os dias nas páginas do jornal, e a Associação de Futebol do Porto podia aproveitar essa base para se acomodar. Mas não é assim. Esta Associação de Futebol do Porto tem sempre novas ideias e novos projetos e sabe também que tem o nosso apoio para este tipo de iniciativas", disse.