Está apresentado o projeto “Raio-X”


A Associação de Futebol do Porto apresentou na noite de quarta-feira um estudo elaborado por uma equipa multidisciplinar sobre o futebol distrital do Porto. No total foram analisados 143 clubes, que responderam a mais de uma centena de questões, que permitiram traçar um “Raio-X”, ao futebol não profissional e identificar os seus problemas e carências. “Sentimos a necessidade de questionar os nossos clubes para conhecer de forma concreta e completa os seus problemas”, sublinhou José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, na sua curta intervenção inicial.

Para tal, não bastará dizer que os clubes movimentam cerca de 10 milhões de euros por época, “é preciso conhecer dados fundamentais para nortear as nossas ações e tomar decisões”, acrescentou o Presidente, que pretende ainda estender o documento ao futsal. “Agora podemos decidir melhor, porque temos conhecimento para decidir melhor. Sem isto era impossível tomar algumas decisões, andávamos aqui a apalpar terreno, pelo que conhecimento significa melhores decisões”, insistiu

Em relação ao estudo mais propriamente dito, a análise partiu de cinco pilares, mais um, sendo este mais um imposto pelo quadro pandémico que vivemos. Em primeiro lugar foram abordadas questões macroestruturais, a estrutura organizacional e os recursos humanos, infraestruturas e condições, sustentabilidade e orçamento, presença digital e consequências diretas da pandemia. Todos estes tópicos, esmiuçados ajudaram a construir um estudo coordenado por João Fonseca, gestor e quadro da FIFA, que contou com a colaboração de Sofia Teles, diretora de competições, e de Rui Sousa, diretor de comunicação, ambos da Associação de Futebol do Porto, na elaboração de um documento “verdadeiramente pioneiro no futebol nacional”, conforme sublinhou João Fonseca.

A terminar, o responsável de comunicação apontou já alguns passos a dar, resultado das conclusões do estudo, no sentido de ajudar os clubes, estando projetada a criação de um gabinete estratégico e de serviços centralizados aos clubes, um Hub de conhecimento e qualificação e todo o tipo de ações que procurem ajudar os clubes a melhorar as infraestruturas. A esse propósito, José Manuel Neves, disse aos jornalistas presentes que alguns passos já tinham dado frutos. “Muitos dos nossos clubes vão poder aproveitar uma verba de cerca de 1 milhão de euros, proveniente da Federação Portuguesa de Futebol. Todos aqueles que cumpriram os requisitos e se inscreveram nesse programa vão poder beneficiar com verbas a aplicar na melhoria de relvados, na transição para iluminação LED, transportes, melhorias de balneários, etc…” revelou por último.

O documento do estudo do projeto Raio-X será divulgado nos próximos dias na íntegra nos canais oficiais de comunicação da Associação de Futebol do Porto.