FC Lixa já tem a taça da Divisão de Honra de futebol


O último domingo do mês de maio coroou o FC Lixa como o grande campeão da Divisão de Honra do futebol senior. A jogar no seu recinto, a equipa venceu por 4-2 o Citânia de Sanfins, numa partida marcada pela festa no Estádio Senhor do Amparo e que se estendeu até aos Paços do Concelho, numa tarde toda ela pintada de azul e branco. O clube regressa agora para o primeiro escalão do futebol distrital, a Divisão de Elite, uma época depois de ter sido despromovido.

Na tarde de Domingo, no Estádio Senhor do Amparo o plantel recebeu o troféu pelas mãos do presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves.

A festa, que começou no estádio, prolongou-se pelas ruas da Lixa e de Felgueiras e nem a chuva impediu a festa dos jogadores azuis e brancos. O clube foi depois recebido na Câmara Municipal, que assinalou assim o regresso de uma equipa do concelho à mais alta divisão do futebol distrital.

A CAMPANHA

O caminho para a vitória começou na I Fase, na Série 4, com a equipa azul e branca a terminar a série na primeira posição, com confortáveis 8 pontos de vantagem sobre os segundos classificados, o Citânia Sanfins. Nesta I Fase, a marca dos 45 pontos foi fixada graças a 14 vitórias e apenas uma derrota em 18 jogos, com um registo notável de 42 golos marcados e apenas sete sofridos.

Já na fase de apuramento de campeão, desde a segunda jornada que os Lixenses são donos e senhores do primeiro posto - e nunca mais de lá saíram. Ou seja, foi uma caminhada para o título segura, sendo que o regresso à Divisão de Elite nunca esteve verdadeiramente ameaçado. Pelo caminho (14 jogos) os comandados de Domingos Cristiano venceram 11 jogos, empataram 1 e perderam apenas 2. O Vila FC, segundo classificado, terminou a 4 pontos de distância, com uma margem confortável de oito pontos face ao terceiro colocado, o Citânia de Sanfins.

O emblema de Felgueiras sagrou-se campeão da Divisão de Elite pela terceira vez sua história depois das taças ganhas em feito 2001/02 e 2012/13.