Fim de semana de decisões no Campeonato de Portugal


A Fase de Grupos do Campeonato de Portugal está a chegar ao final e o próximo fim de semana vai ser de todas as decisões no que a classificação diz respeito. Com 14 equipas da AF Porto em prova, divididas por três Séries, há ainda muito por definir, mas há também já algumas certezas sobre o destino de algumas formações. Da luta pela subida à Segunda Liga, apuramento para a Liga 3, manutenção ou despromoção. Fique a saber tudo aqui.

  • Série B: FC Felgueiras, São Martinho, Rio Ave B e Tirsense

Já com os lugares de despromoção garantidos para as formações do Brito e do Mondinense, três equipas da AF Porto lutam nesta série entre si pelo acesso à primeira edição da Liga 3. São elas o Rio Ave B, São Martinho e o FC Felgueiras, havendo espaço para duas delas neste lote. O Felgueiras (28 pontos), atual quarto classificado, parte em vantagem nesta corrida, com dois pontos de vantagem sobre o São Martinho (26) e mais três do que o Rio Ave B (25).

Quanto ao Tirsense, já sabe que aconteça o que acontecer vai continuar a disputar o Campeonato de Portugal na próxima temporada.

  • Série C: Leça FC, Gondomar, Trofense, Amarante FC, Paredes, Salgueiros, Pedras Rubras e Coimbrões

Numa série com oito equipas da AF Porto e que se viu amputada de duas equipas da Madeira, que devido às restrições provocadas pela pandemia viram o seu lugar no campeonato salvaguardado para a póxima temporada, há boas e más notícias para as formações do nosso distrito.

Na topo da tabela há ainda três equipas do "Porto" que podem sonhar com o primeiro lugar, que garante não só a Liga 3, mas também a possibilidade de lutar pelo acesso à Segunda Liga. Nesta condição estão o Leça FC, Gondomar e Trofense, com as formações de Leça da Palmeira e de Gondomar a partirem ambas com 34 pontos para o jogo decisivo e com uma vantagem de 1 sobre a equipa da Trofa.

Um degrau abaixo, e separados por um ponto, segue a luta entre o Amarante (21 pontos), o Paredes (20) e o Salgueiros (19). Apenas haverá lugar para um deles.

Na luta pela manutenção há ainda duas equipas da AF Porto. Coimbrões e Pedras Rubras lutam com o Vila Real pela manutenção na prova federativa, sabendo que dois deles irão ser relagados para os campeonatos distritais. O Pedras Rubras parte para a última jornada com 17 pontos, mais um do que o Vila Real e mais dois do que o SC Coimbrões.

  • Série D: Canelas 2010 e Valadares Gaia

As duas equipas do Distrito do Porto presentes neste grupo podem ambas conseguir o apuramento para disputar o acesso à Liga 3. No caso do Canelas 2010 é já uma certeza que vai estar na luta por um lugar da nova prova, sendo que o Valadares Gaia, atual sexto classificado, entra em campo em igualdade pontual com o quinta classificado, a Sanjoanense. Na derradeira jornada, a formação de Vila Nova de Gaia joga em casa do Beira-Mar, que ainda sonha com a manutenção, enquanto os rivais recebem o já despromovido Águeda.