O jovem ponta de lança Francisco Silva foi dos grandes nomes do São Martinho na última Divisão de Elite de futebol, a contribuir (17 golos em 23 jogos) para o emblema de Santo Tirso qualificar-se para a divisão mais alta de futebol da AF Porto. A influência do jogador de 21 anos chamou a atenção do Estrela da Amadora, que avançou para a sua contratação com um vínculo de quatro temporadas, contribuindo para o "salto" do distrital para um clube de Primeira Liga.
Numa conversa exclusiva, Francisco Silva começou por dizer que, num primeiro momento, foi difícil acreditar nesta mudança para o emblema da Reboleira.
"A mudança do São Martinho para o Estrela da Amadora foi um grande passo na minha carreira. No início, foi difícil acreditar que realmente estava a acontecer, mas agora a ficha já caiu e estou focado nos desafios que tenho pela frente."
Os seus bons números na época, aliados, naturalmente, a outros fatores de avaliação, levaram os estrelistas a investir numa jovem promessa, o que mostra também a tamanha qualidade que há nas competições distritais. O avançado concorda que os grandes clubes estão a olhar cada vez mais para os distritais para captar talentos.
"É um salto enorme e é uma prova concreta de que o trabalho árduo e a persistência são recompensados. Acho que os clubes maiores estão cada vez mais atentos aos talentos dos distritais, o que abre portas para muitos jogadores."
Fundada a 1 de março de 1958, a Associação Recreativa São Martinho tem hoje mais de 140 atletas na sua formação, que vêm hoje em Francisco Silva o grande exemplo a ser seguido. O ponta de lança veio das camadas jovens, passou pelos Sub-23, pela Equipa B até chegar ao plantel principal e virar um dos grandes protagonistas da equipa.
"Sendo formado no São Martinho, sinto um grande orgulho em poder representar o clube a este nível. Acredito que minha trajetória pode servir como inspiração para os mais novos, mostrando que, com dedicação e esforço, é possível alcançar grandes objetivos. O caminho é difícil, mas com paixão e determinação, tudo é possível"