Freamunde fechou o ciclo. ABC da Bola chegou aos 18 concelhos do distrito


O programa ABC da Bola chegou ao concelho de Paços de Ferreira na tarde desta quinta-feira (27/04), com a Escola Básica de Freamunde a servir de base para a assinatura do 18º protocolo da iniciativa, desta vez entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas D. António Taipa. Com esta assinatura, ficam cobertos os 18 concelhos do distrito do Porto, todos eles com um agrupamento escolar inserido no programa ABC da Bola.

No ato simbólico da assinatura do protocolo, estiveram, além dos responsáveis da AssD. António Taipa, Carlos Oliveira, Pelo Vice Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira,  pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Júlio Morais e, claro, pelo embaixador da iniciativa, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, que interagiu com os mais novos com uma pequena conversa, fotografias e muitos autógrafos.

Presente estiveram também os representantes de alguns dos clubes dos concelho filiados na Associação de Futebol do Porto, entre os quais o Citânia Sanfins, Raimonda, 1.º de Maio Figueiró e Escolas de Arreigada.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves, Presidente da AF Porto

Hoje é um dia de festa para todos nós. Concluímos com êxito a assinatura dos 18 protocolo dos 18 concelhos do distrito do porto e fizemo-lo numa escola simbólica. É a segunda escola com mais alunos do Concelho de Paços de Ferreira. Agradeço à CM de Paços de Ferreira, na pessoa do Sr. Vice-Presidente e do Sr. Vereador. Sem eles não era possível estarmos aqui. É determinante para nós estamos aqui todos: Filiados, autarquia, escolas e professores. Iniciamos este programa no dia 1 de junho em Vila do Conde e as palavras que tenho hoje é de agradecimento a todos os municípios. Agradeço também aos meus colegas de direção e aos colaboradores, que dia após dia se dedicaram a este projeto. É porque estamos na cauda da europa em número de praticantes de desporto e também de futebol feminino que estamos aqui hoje. Não queremos só futebolistas. Queremos educação pelo desporto e que eles percebam também que é na adversidade que eles crescem e aprendem a ultrapassar as dificuldades. Contamos muito com toda esta equipa que hoje temos aqui para no dia 1 de junho estejamos todos juntos, com 1200 crianças, a fazer mais um dia de festa.

Carlos Oliveira (Diretor do Agrupamento de Escolas)

“Estamos sempre abertos a novos projetos. Este vai facilitar e fomentar a prática desportiva. Temos de combater a obesidade e aumentar a concentração dos alunos. Só podemos agradecer terem-nos escolhido para dar o pontapé de saída para este projeto no concelho.”

Paulo Ferreira (Vice-Presidente da CM Paços de Ferreira)

“É um desafio para nós. A pratica desportiva é fundamenta. Nós temos apostado muito na parte desportiva e esta é mais uma aposta, diversificando a oferta. O futebol é o desporto rei, todas as crianças gostam, mas nem todas têm as mesmas oportunidades. E neste projeto todas podem participar. Tenho a certeza absoluta que irá dar frutos. Poderão aparecer alguns Heltons e isso é absolutamente essencial. Da CM Paços de Ferreira a AF Porto terá sempre um sim como resposta para projetos como este.”