Futsal regressa ao SC Freamunde, que irá arrancar com academia para a formação


O Sport Clube de Freamunde vai oficialmente arrancar com um novo projeto de futsal, com o foco centrado na formação. O lançamento da "nova" modalidade (última época que teve futsal nos Capões foi em 2018/19), o clube vai começar mesmo pela raiz, com uma academia de futsal, que pretende captar crianças dos cinco aos nove anos e levá-las a praticar desporto para lá do futebol. Os sócios aprovaram um orçamento para lançar a modalidade e os primeiros passos serão dados já nesta temporada, que arrancou no dia 4 de setembro com os primeiros treinos.

“Vamos apostar em formar equipas dos cinco aos nove anos. Será um projeto de base para desenvolvermos ano após ano, até atingirmos os séniores. Vamos começar por ensinar às crianças as regras e educá-las no sentido de as levar a praticar desporto, que é o mais importante. No fundo, será uma academia de base”, explicou João Paulo Carvalho, vice-presidente do Freamunde para o futsal.

A ideia de avançar com este novo projeto de futsal surgiu com a experiência do futebol. “Tínhamos um problema de ver os mais pequenos praticar menos desporto no inverno. Em alguns casos havia ainda problemas de locomoção e que acreditamos que o ingresso do futsal nos irá ajudar a resolver”, apontou.

O projeto é pensado a longo prazo, onde o clube pretende ir desenvolvendo infraestruturas à medida que o futsal for crescendo em jogadores e equipas. “Queremos acrescentar mais modalidades no Freamunde e o futsal será uma a juntar ao futebol e ao atletismo. Mas o projeto só deverá começar a dar os seus frutos daqui por uns cinco anos”.

Com vários clubes nos arredores habituados a competir ao mais alto nível no futsal (no concelho de Paços de Ferreira há o prório FC Paços de Ferreira/Redifogo, Escolas Arreigada, Escola Modelos), a concorrência não será uma questão que se colocará à partida. “A freguesia tem 8 mil habitantes e várias escolas que acreditamos que facilmente teremos crianças suficientes para alimentar o nosso futsal. No Atletismo conseguimos uns 40, portanto, deverá funcionar no futsal também”, explicou João Paulo Carvalho.

A estratégia inicial já levou o Freamunde a fazer uma grande aposta nas escolas para captar os seus futuros jogadores. “O Freamunde tem estado nas escolas, a captar crianças, estamos lá o ano inteiro, e temos fazer igual para o futsal. Sempre a pensar nas bases, porque não queremos ir buscar atletas a outros clubes. A ideia é formarmos os nossos próprios jogadores, porque os adultos já não os conseguimos mudar, ao contrário das crianças que podemos trabalhar de início. Mas não queremos recrutar nem pagar, nem fazer concorrência, queremos formar os nossos atletas, até chegarmos à nossa própria equipa senior”, reforçou.

Os treinos estão a decorrer no Pavilhão da Escola Secundária de Freamunde. Na secretaria do Clube podem ser feitas as inscrições e serão prestadas todas as informações necessárias.