Goleada histórica do Maia em jornada que abriu a luta pelo segundo lugar na série 2


Ninguém tropeçou entre os quatro primeiros classificados da Série 1 da Divisão de Elite, o que permite ao Leça FC continuar a liderar isolado, com um ponto de vantagem sobre o Padroense. A equipa verde e branca venceu em casa do Candal por 0-4 e a do Padrão da Légua foi a Pedras Rubras somar os três pontos (1-2), num jogo que até começou em desvantagem no marcador e que só virou a seu favor no segundo tempo.

No terceiro lugar, o Coimbrões também não facilitou e em mais um dérbi de Gaia e derrotou o Dragões Sandinenses por 3-1, num jogo “desempatado” graças a um “bis” de Fábio Rola. Mas o resultado mais dilatado desta temporada na Divisão de Elite é o do Maia Lidador que goleou em casa o FC Infesta por 11-0. Último classificado da Série 1 com seis pontos, o emblema de São Mamede somou a 11ª derrota. Mateus Costa, Matheus Moraes e Giovanny Silva terminaram um encontro com hat-tricks.

Nesta ronda, as equipas da segunda metade da tabela acabaram por mexer, com várias a procurarem sair da zona de despromoção. Depois de sete jornadas consecutivas sem vencer, o FC Foz conseguiu regressar às vitórias contra o FC Avintes (3-2). No “dérbi” do concelho de Gondomar a vitória sorriu à equipa B do Gondomar SC, que, mesmo desperdiçando duas grandes penalidades, segurou os três pontos na receção ao SC Rio Tinto (1-0).

A meio da tabela está agora o Folgosa da Maia. O oitavo colocado de 16 clubes da série viu escapar uma oportunidade de se colar aos “vizinhos” do Pedras Rubras ao perder em Vila Nova de Gaia (1-0) com o Canidelo. Quem aproveitou foi o Vila, que foi à Póvoa vencer o Varzim B por e cimentou a sua posição na metade superior da tabela – leva agora mais 4 pontos do que a formação do Folgosa da Maia e é sexto.

Pode consultar aqui os resultados da jornada e o calendário da Série 1.

 

Na Série 2, a luta centra-se agora no segundo lugar. O Aliança de Gandra continua a não facilitar na frente e desta vez foi o Barrosas que perdeu em casa do líder (4-2). São 10 os pontos de vantagem que a formação de Paredes leva para o segundo posto, que continua a ser do Alpendorada.

A formação azul e branca perdeu nesta jornada em casa do Ermesinde (1-0), num clássico que relançou a luta pelo segundo lugar. São agora três os emblemas que somam 27 pontos, com o Vilarinho a juntar-se a Ermesinde e Alpendorada. O emblema de Santo Tirso recebeu e venceu o Aliados Lordelo por 3-2, num jogo equilibrado com emoção até aos minutos finais.

Se o Aliados somou a quarta derrota consecutiva, o Valonguense segue em ciclo contrário e nesta jornada voltou a vencer, desta vez o Sobrado por 2-0 – é a sexta jornada consecutiva a somar pontos para a turma de Valongo, que amealhou 14 em 18 possíveis. Um ciclo positivo que parece estar a ser replicado pelo Lixa, que após um início menos conseguido, chegou à terceira vitória consecutiva, em casa, frente ao Lousada (2-1).

Na luta pela primeira metade da tabela, o Vila Caiz segurou três importantes pontos diante do Águias de Eiriz, com o golo da tranquilidade total a chegar apenas em cima dos 90 minutos. Nesta mesma luta, o São Martinho foi menos feliz e acabou por perder em casa frente ao São Lourenço do Douro, nesta que foi a segunda vitória da equipa do Marco de Canaveses fora de casa. Sem facilitar, o Sousense soube também aproveitar esse deslize para pressionar a formação de Santo Tirso, vencendo o Citânia de Sanfins por 2-0. Na tabela Vila Caiz (6º) e Citânia de Sanfins (10º) estão apenas separados por dois pontos

Pode consultar aqui os resultados da jornada e o calendário da Série 2.