Grandes penalidades consagram o FC Foz


O FC Foz venceu a Taça AF Porto, num jogo que terminou empatado a zero no final dos 90 minutos, e obrigou a recorrer às grandes penalidades para decidir o novo campeão. A equipa da foz do Douro acabou por transformar quatro dos cinco remates dos 11 metros, contra dois do Vila Caiz, e festejar um troféu inédito para o emblema da cidade do Porto. O Vila Caiz, detentor do troféu, tinha a ambição de vencer a Taça AF Porto pela segunda temporada consecutiva e fazer história, mas não conseguiu. Para o FC Foz, a Taça AF Porto fica para a história como o primeiro troféu conquistado a este nível e eterniza a equipa de Pedro Fonseca no clube.

O jogo mostrou duas equipas que tiveram as suas oportunidades para resolver a questão durante os 90 minutos, mas sem sucesso. O FC Foz entrou melhor, com Pedro Caeiro a criar uma grande oportunidade nos minutos iniciais (3’), que obrigou Alex a defender uma bola perigosíssima junto ao poste. O lance galvanizou os fozeiros, que tentaram aproveitar o espaço nas costas da defesa do Vila Caiz, a jogar mais subida, mas com dificuldade para dosear o passe, ou coordenar a entrada dos seus avançados. Quanto ao Vila Caiz, deu o primeiro sinal de perigo num livre cruzado para a área, a que Luís Cunha – homem do jogo – se antecipou, impedindo Frank de cabecear (20’).

Com o decorrer do tempo, os amarantinos equilibraram a posse e começou a aparecer mais junto à área adversária, mas com a defesa fozeira a corresponder. Em cima do intervalo, numa joga de insistência, na sequência de um canto, João Pinto podia ter marcado (44’), mas o remate bateu num defesa. Nos descontos da primeira parte, João Pinto voltou a dispor de uma excelente oportunidade, mas o remate cruzado saiu rente ao segundo poste da baliza do Vila Caiz.

Na segunda partem, o jogo mudou, as equipas apostaram no equilíbrio. Foi o Vila Caiz que dispôs de uma boa oportunidade, com Frazão a surgir à entrada da área para um remate que saiu à figura de Marcelino (58’). O mesmo Frazão voltou a poder alvejar a baliza fozeira (72’), mas a bola saiu-lhe por cima da trave. O Foz reagiu e, de bola parada, Tiago Dias cabeceou à trave da baliza de Alex (75’). Os 90 minutos chegaram sem que nenhuma das equipas conseguisse marcar, resultando nas grandes penalidades que consagraram o FC Foz como vencedor da Taça AF Porto.

VILA CAIZ 0
FC FOZ 0*
*2-4, nas grandes penalidades.
Estádio Municipal das Laranjeiras, em Paredes

Árbitro: Miguel Ribeiro
Assistentes: Filipe Freitas e Daniel Costa
Quarta árbitra: Joana Oliveira

VILA CAIZ
Alex; Carlos, Flecha, Dani e Rui Cunha (Luís Ribeiro, 88’); Bujanda (Ronaldo, 84’), Frazão, Leo; Lico (Lula, 61’), Zidane e Frank
Treinador: José Oliveira
Suplentes: Jota, Fábio, Pimentel, Lula, Luís Ribeiro, Bacar e Ronaldo

FC FOZ
Marcelino; João Pinto, Rui da Costa, Tiago Dias, Luís Cunha e Pedro Caeiro; Tiago Carneiro, Souto; Tiago Santos (Ricardo Diogo, 63’); Zé Pedro (Nuno Leal, 63’), e Gonçalo Ribeiro (Rúben Gonçalo, 84’)
Treinador: Pedro Fonseca
Suplentes: André Fonseca, Zé Gabriel, Bessa, Rúben Gonçalo, Ricardo Diogo, Nuno Leal e Jorge Ferreira

Ao intervalo: 0-0

Cartões amarelos: Flecha (43’), Rúben Gonçalo (87’), Luís Cunha (89’), Dani (90’+3’)