I Congresso AFP trouxe a reflexão da prática do exercício físico em Portugal


O I Congresso AFP – Atividade Física e Bem-Estar das Populações – Iniciativas e Parcerias, decorreu neste sábado, 18 de maio, na Sala D´ouro do Multiusos de Gondomar. A iniciativa contou com a presença de vários parceiros da Associação de Futebol do Porto e foi uma oportunidade para refletir a prática do exercício físico em Portugal.

Na cerimónia de apresentação, o Presidente da AF Porto, José Manuel Neves, disse: "Portugal está na cauda da Europa em termos do que é a prática desportiva e nós queremos trazer isto à luz do dia, incentivando, sejam os mais jovens, sejam os que já atingiram uma maior idade, pois sabemos que fazer desporto evita que haja muito problemas de saúde. Temos cada vez mais procurado transportar para a nosso dia a dia o papel que temos que assumir na responsabilidade social dentro da AF Porto. Gerimos provas, mas também gerimos tudo aquilo que vai para lá das quatro linhas, como são exemplos o ABC da Bola, o Walking Football e restantes parcerias que temos levado a cabo com diferentes entidades".

Os presentes tiveram a oportunidade, na parte da manhã, de assistir a duas mesas redondas e speed-talks sobre temáticas que envolvem a prática desportiva entre as crianças e a popupalção sénior, partilhado juntamente com os projetos da AF Porto, como o ABC da Bola e o Walking Football, que todos puderam conhecer mais ao fundo. Na parte da arbitragem, numa mesa redonda comandada pelo jornalista António Soares colocou frente-a-frente Sérgio Soares, Sara Alves, David Moisés e Cristiano Santos, onde foram debatidos diversos temas de muita importância nesta área.

As escolas parceiras da AF Porto (Escola Profissional de Gaia, AE Dom Afonso Sanches, Escola Profissional de Vila do Conde e AE Valbom) tiveram também stands no evento, onde puderam promover a sua oferta formativa e exibir os seus respetivos projetos.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, do Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, José Fontelas Gomes, do Diretor da FPF, Arménio Pinho, Vítor Dias, Diretor Regional do IPDJ, Luís Lobo, Delegado Regional de Educação do Norte da DGEstE, Vasco Pinho, Diretor Executivo da Liga Portugal e José Fernando Moreira, Vereador do Desporto da CM Gondomar.

Este foi um evento creditado em 1,2 UC pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), para técnicos de exercício físico, diretores e treinadores, e como Ação de Curta Duração para os educadores e professores, pelo Centro de Formação da Associação de Escolas.