João Marques: “Todas terão as suas ambições legitimas à conquista do troféu.”


A Final Four de futsal vai decorrer a partir de amanhã (sábado) no pavilhão Multiusos de Paredes. Em uma das meias finais, vamos ter o Sangemil a defrontar o JD Águas Santas, duelo de equipas do concelho da Maia.

O treinador do Sangemil, João Marques, afirmou que será um duelo interessante entre equipas da Honra e da Divisão de Elite.

"As quatro equipas que chegaram a esta fase estão lá com mérito e demonstram a qualidade que existe nas duas divisões. As equipas da Honra mostraram isso mesmo ao eliminarem algumas da Elite no seu trajeto até à final four. Em relação às equipas como a nossa e a da Ordem, estar presentes nesta fase confirma a qualidade que temos demonstrado ao longo de toda a temporada no campeonato. Mas todas terão as suas ambições legitimas à conquista do troféu."

João Marques também disse o que pode fazer a diferenças nestes tipos de jogos.

"Um fator determinante será o hábito que os jogadores das diferentes equipas possam ter de jogar sob pressão. O Sangemil e a Ordem terão talvez mais obrigação de jogar nesse contexto de adversidade. Obviamente, quem se preparar melhor e chegar em melhores condições estará em vantagem, porque nem sempre os, teoricamente mais fortes, são os que chegam melhor a uma final four."

O timoneiro do emblema maiato também reforçou o que tem sido mais importante para preparar esta Final Four.

"Ter capacidade mental e física para conseguir ganhar. Vamos ter jogos duros, de 40 minutos, que envolvem uma boa preparação mental e física. Há pouca margem de recuperação entre sábado e domingo para quem seguir para a final. Também pode ajudar fazer uma boa análise dos adversários para percebermos como jogam e de que forma podemos aproveitar os pontos mais fracos."

Por fim, João Marques também deu uma breve análise dos adversários destas Final Four.

"Conhecemos bem o Águas Santas, somos vizinhos, jogam muitas vezes com o guarda-redes avançado e tem jogadores com muita qualidade. Já defrontamos a Ordem duas vezes, têm muita qualidade individual e coletiva. O Arcozelo também já tive oportunidade de ver jogar e é uma equipa com boas individualidades, muito aguerrida. Mas não é por o Águas Santas ou o Arcozelo virem da Honra que serão inferiores às outras. Todas têm qualidade e os seus pontos fortes e pontos fracos para chegar à final e ganhar."