Leça Academia tem projeto de futebol feminino em andamento


Já está em Leça da Palmeira o projeto de futebol feminino do Leça Academia 1912, cuja formação pertence exclusivamente ao clube, e pretende inscrever duas equipas nos escalões de Sub-12 e Sub-15 do futebol feminino distrital da Associação de Futebol do Porto já na próxima época. “É um projeto que já tínhamos idealizado na época passada, mas que adiamos para este ano, porque não tínhamos condições para avançar. Faltava estrutura e espaços para treinar, mas aproveitamos a fase final desta época para abrir captações de atletas até aos iniciados. Queremos ter uma equipa de iniciados e outra de sub-12, caso tenhamos um número aceitável de jovens”, contou Aires Barros, presidente do Leça Academia 1912 e vice-presidente da formação do Leça FC. A ideia é alargar o projeto a todos os escalões, “de forma sustentada”, sublinhou o dirigente.

O clube conta, em sua totalidade, com cerca de 360 atletas na sua formação e tem vindo a crescer. “Da época passada para cá tivemos um aumento de cerca de 70 atletas. Competimos em todos os escalões, até aos juniores (Sub-19). Neste momento a academia tem 16 equipas da formação, mais uma Sub-6, além de quatro equipas do Leça FC”, acrescentou Aires Barros, que aproveitou para destacar a ajuda da autarquia no projeto de formação do clube. “Temos contado com a colaboração da autarquia para nos ajudar a encontrar as melhores condições de treino. A ideia é alargar à maioria dos escalões, mas de forma sustentada. No início do ano letivo vamos fazer divulgação nas escolas de Leça da Palmeira e Matosinhos para captar as jogadoras que precisamos para o nosso projeto feminino”, sublinhou.

A formação do clube leceiro vem, época após época, a apetrechar-se de mais-valias importantes. “A autonomia financeira do clube tem permitido crescer de forma sustentável, ainda hoje reforçamos o nosso departamento médico com bastante material. As mensalidades dos pais são importantes, representam cerca de 80 por cento do nosso orçamento, sendo que tivemos mais algumas iniciativas, que nos ajudaram a fazer face às despesas, desta época. Mas temos aproveitado para dotar as nossas equipas com o material necessário, melhoramos os recursos humanos, temos nutricionista e psicólogo gratuitos, fisioterapeutas devidamente licenciados para as nossas equipas”, revelou, antes de aproveitar para deixar um convite alargado à área técnica: “Infelizmente ainda não conseguimos recrutar treinadoras, mas estamos abertos a isso, se elas se quiserem candidatar a treinar na Academia do Leça. Já fizemos divulgação nas redes sociais, mas nunca é demais”.

Por último, Aires Barros aproveitou ainda para agradecer a colaboração do Perafita e do Lusitanos de Santa Cruz, que os tem auxiliado na logística de treinamentos: “Temos tido algumas dificuldades para treinar com as obras no complexo municipal, que nos tem obrigado a andar com a casa às costas, mas temos de agradecer ao Perafita e aos Lusitanos de Santa Cruz, que foram incansáveis para nos ajudar a encontrar alternativas para podermos treinar”.