Leça aproveita deslize do Padroense na Série 1 – Aliança chega a 15ª vitória da época


A última jornada (17ª) da Divisão de Elite de 2024 trouxe emoções e algumas surpresas. O Leça FC  venceu em Avintes (1-3) e alargou para quatro os pontos que os separam do Padroense, segundo classificado, que perdeu no Estádio do Tourão, contra os Dragões Sandinenses (1-0). Não fosse o empate do Coimbrões em Rio Tinto, a Série 1 até teria um novo segundo classificado, mas vamos por partes.

Em Vila Nova de Gaia, o Leça começou cedo a desenhar a vitória com um golo de Rúben Carvalho (15’). Daniel Carneiro ainda empatou (38’), mas os ajustes efetuados na segunda parte pelo mister Filipe Mesquita resolveram a questão. André Coutinho (48’) voltou a adiantar os leceiros, o Avintes viu Gil Martins ser expulso (77’) e, já contra dez, Diogo Rodrigues (83’) estabeleceu o resultado final.

Já o Padroense acabou por ceder a segunda derrota da temporada, num jogo em que não rendeu ao melhor nível. O emblema do Padrão da Légua ficou com margem de manobra reduzida a um ponto sobre o SC Coimbrões, terceiro, que ficou em branco no ataque pela segunda vez esta época, contra o SC Rio Tinto, que corre atrás de uma vitória pela terceira jornada consecutiva.

Entre as equipas que lutam na frente, o FC Maia Lidador venceu o SC Canidelo (2-1) e segue agora a cinco pontos do segundo lugar.

O Vila FC perdeu em casa com o Candal (1-2) e o FC Pedras Rubras derrotou o Folgosa da Maia (1-0) num dérbi do concelho da Maia. Quem continua a subir na tabela é o FC Foz, que foi a Infesta vencer (1-2), com golos de Vítor Andrade e Ferreirinha. Os “fozeiros” acabaram, no entanto, reduzidos a dez com a expulsão de Vítor Andrade e foi já contra dez que o emblema de São Mamede reduziu. Em Gondomar, o Varzim B venceu com um golo madrugador, logo aos 2 minutos, que soube gerir até ao final, embolsando os três pontos pela quarta jornada consecutiva.

SÉRIE 2

Na Série 2, o Aliança de Gandra carimbou mais uma vitória (2-0), desta vez na receção ao ud Valonguense, e o seu 15º jogo sempre a vencer. O FC Vilarinho, segundo classificado, foi vencer no terreno do Alpendorada com um golo solitário de Ricardo Neto (44’), e mantém as distâncias para o líder, que segue com oito pontos de vantagem.

Em Sobrado, a AR São Martinho obteve a quarta vitória consecutiva ao vencer por 2-3 e é o novo terceiro classificado da Série 2, com os mesmos pontos que o SC Ermesinde 1936, que foi a Sanfins derrotar o Citânia (1-2). Tiago Nunes (7’) ainda colocou a equipa da casa em vantagem, mas antes do intervalo (30’), Filipe Costa repôs a igualdade. Já na segunda parte, Nuno Martins (55’) fez o golo que deu os três pontos ao emblema do concelho de Valongo.

Impressionante tem sido o percurso do FC Lixa, que continua a vencer pela sétima jornada consecutiva e já está a meio da tabela. Desta vez, os lixenses foram ganhar a Barrosas (1-0), num dérbi do concelho do Felgueiras, que continua a ser o último classificado.

Nesta ronda, o Vila Caiz foi à Foz do Sousa empatar (1-1) e o Aliados não evitou a derrota em Lousada (2-1). Por último, o São Lourenço do Douro foi até Eiriz jogar contra o Águias e conseguiu arrancar um ponto com um empate a dois golos.

No próximo fim de semana haverá a III Eliminatória da Taça da AF Porto, pelo que o campeonato só regressa em 2024.