Leça dá passo firme rumo à fase de subida. Alpendorada e Vilarinho disputam ponto a ponto na Série 2


O Leça venceu em Pedras Rubras por 1-2 e está muito perto de garantir o apuramento para a fase de apuramento de campeão da Divisão de Elite. Guzman (35’) e Rúben Carvalho (45’) apontaram os golos leceiros ainda antes do intervalo e encaminharam a equipa para os três pontos. Guilherme Sale (76’) ainda reduziu para o FC Pedras Rubras, mas o resultado já não se alterou até ao final. O emblema de Leça da Palmeira ainda não está apurado pois os dois concorrentes diretos venceram e o clube ainda irá defrontar o Maia Lidador na 29ª jornada.

Na luta pelo segundo lugar, o SC Coimbrões derrotou o Padroense por 3-0 e mantém um ponto de vantagem sobre o próprio Lidador – terceiro classificado – que viu Giovanny Silva (3’) e Adson Santos (46’) marcar os golos que desenharam a vitória maiata sobre o Candal, que só conseguiu reduzir por Rúben Pedrosa (78’). Na próxima ronda, o SC Coimbrões desloca-se ao terreno dos Dragões Sandinenses e o Maia Lidador ao campo do FC Infesta, antes do embate entre segundo e terceiro previsto para daqui a duas semanas na Taça AF Porto. O emblema de São Mamede Infesta foi superado em casa pelo SC Rio Tinto (0-3), que chegou ao seu oitavo jogo consecutivo sem derrotas. São seis vitórias e dois empates para os aurinegros.

Nesta ronda destaque para mais uma vitória do Canidelo (2-0) sobre o Vila FC, que luta no meio da tabela e para uma vitória do FC Foz contra os Dragões Sandinenses (1-0), cujos pontos alimentam a esperança dos “fozeiros” na Pró-Nacional.

Nos outros encontros, o Varzim B recebeu e goleou o FC Avintes (4-0) e o Gondomar SC B regressou às vitórias, mais de três meses depois, ao derrotar o Folgosa da Maia (2-1).

Na Série 2, o Aliança de Granda colocou um travão no bom momento do FC Alpendorada, que perdeu por 3-0 e permitiu ao FC Vilarinho igualar os 53 pontos somados até aqui. A luta pelo segundo lugar não podia estar, mais disputada, e foi um golo de Ricardo Neto (78’) que permitiu à equipa de Santo Tirso derrotar o São Lourenço do Douro e colar-se à segunda posição.

Até ao final da fase regular, restam três finais às duas equipas, com o FC Alpendorada a receber o Ermesinde na próxima ronda, antes de se deslocar a Valongo e encerrar o campeonato em casa, frente ao Vila Caiz. Já o FC Vilarinho vai a Lordelo, recebe o Lousada e depois vai até Eiriz jogar contra o Águias. Com uma reta final de campeonato complicada para ambos, qualquer passo em falso poderá custar pontos preciosos

Ainda com sonho de classificação ao apuramento de campeão, São Martinho e Ermesinde SC 1936 tiveram "sortes" diferentes nesta 27ª jornada. O emblema de Santo Tirso goleou o Citânia de Sanfins (5-1). Francisco Silva bisou (27’ e 57’). Rui Fernandes (53’), Rogério Silva (75’) e Pedro Neto (90’) marcaram os outros golos. O São Martinho, recorde-se, segue a cinco pontos da dupla de segundos, quando faltam disputar três jornadas, depende de terceiros, mas ainda está na luta. Em quinto, a seis pontos do segundo lugar e ainda, matematicamente com hipóteses, está o Ermesinde, que empatou em casa com o Sobrado (3-3).

Nesta ronda, destaque para o Lixa que goleou o Aliados (4-0) e deu mais um passo importante para a primeira metade da tabela. Mendonça esteve numa tarde particularmente inspirada a pontou um hat-trick (10’, 14’ e 37’). Abraham (44’) fez o quarto golo, tudo antes do intervalo.

Em Valongo, o UD Valonguense também goleou o Águias de Eiriz por 5-0. O Sousense venceu o Barrosas (3-1) e o Vila Caiz empatou a um golo com o Lousada.