O Leça FC é o novo líder isolado da Série 1 da Divisão de Elite de futebol, ao vencer em casa o FC Foz por 2-0. O emblema de Matosinhos aproveitou o empate dos "vizinhos" do Padroense FC (1-1) contra o Varzim SC B, para se adiantar dois pontos face à equipa do Padrão da Légua. Os dois emblemas de Matosinhos são as duas únicas formações da série que ainda não conheceram o sabor da derrota. Já Para os “fozeiros” esta foi a quinta jornada consecutiva sem vencer (dois empates e três derrotas). Na próxima jornada recebem o Padroense, para mais um jogo que se anuncia dificil para os atuais detentores da Taça AF Porto.
Pode dizer-se que esta 10ª jornada foi rica em surpresas, com o Coimbrões, terceiro classificado e que chegava numa série de sete triunfos consecutivos, a ceder os três pontos na deslocação ao Candal, que venceu por 1-0 o dérbi de Vila Nova de Gaia. Quem também perdeu uma boa oportunidade para se chegar à frente foram Pedras Rubras e Maia Lidador, num jogo que se previa equilibrado entre equipas da frente e que acabou com um empate sem golos.
Nesta ronda, o SC Rio Tinto regressou às vitórias após cinco jogos (duas derrotas e três empates) na deslocação a Folgosa da Maia, vencendo por 2-1. Desta jornada, destaque ainda para o Avintes, ainda lanterna vermelha, obteve a primeira vitória da época, em casa, frente ao Gondomar SC B (3-1).
PODE CONSULTAR AQUI OS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES COMPLETOS DA SÉRIE 1
Na série 2, o Aliança de Gandra foi a Eiriz vencer o Águias por 2-1 e mantém a "velocidade de cruzeiro", ao ritmo dos três pontos nas últimas sete jornadas. Manter o ritmo foi tudo menos fácil, porque os comandados de Marcos Nunes até entraram a perder e o golo da vitória foi apenas conseguido a 2 minutos dos 90. Sem surpresas, o Aliança lidera com quatro pontos de vantagem sobre o Alpendorada, segundo, que regressou às vitórias contra o Barrosas (2-0), depois de duas derrotas consecutivas.
No terceiro lugar surge agora o FC Vilarinho, que venceu o Citânia de Sanfins por 2-1 e aproveitou a derrota surpreendente do Lousada, que desceu para quarto, na receção ao Ermesinde (1-3). São agora quatro os pontos que separam segundo e terceiro classificados.
Em Sobrado, o Sousense cedeu os três pontos (2-1) nos derradeiros lances do encontro, com o golo da equipa da casa a ser apontado por Tiago Ferreira em cima do minuto 90. Também de Valongo, destaque para a UD Valonguense que venceu em Lordelo o Aliados, por 2-1, escrevendo mais um capítulo da irregularidade da formação da casa. Com estes resultados, Sobrado e Valonguense estão agora a dois pontos de deixar a segunda metade da tabela classificativa.