Leça vence a Série 1 e apura-se para a fase de subida – Alpendorada isola-se no segundo lugar na Série 2


O Leça garantiu o primeiro lugar da Série 1 da Divisão de Elite e será uma das quatro equipas que vão disputar a Fase de Subida ao Campeonato de Portugal. Os leceiros venceram o Candal por 3-1 e somaram 69 pontos, mais nove do que o terceiro, quando faltam disputar apenas duas jornadas do campeonato. O emblema junta-se ao Aliança de Gandra, da Série 2, como as duas equipas já classificadas para esta próxima fase.

Na retina ficou um grande golo de Zé Domingos, um golo daqueles que não nos cansamos de ver e rever tal a beleza do gesto. Ainda decorria a primeira parte, quando o avançado recebeu um cruzamento, controlou a bola com o peito e rematou de bicicleta para o fundo das redes do guarda-redes Miguel Guedes, que ficou pregado no relvado a seguir a trajetória da bola com os olhos.

Na luta pelo segundo lugar continuam o SC Coimbrões e o FC Maia Lidador e este último impôs mesmo uma goleada na deslocação a São Mamede de Infesta (0-4), com destaque para Ryan Nascimento, que bisou. Já o Coimbrões arrancou os três pontos em casa dos Dragões Sandinenses pela margem mínima (0-1), num jogo dramático, com o golo da vitória a ser obtido por Portela, de grande penalidade.

Nos outros encontros, o Padroense derrotou o FC Pedras Rubras (4-2) – Gonçalo Melo fez um hat-trick – e segue no quarto lugar, já o SC Rio Tinto foi surpreendido em casa pela equipa B do Gondomar SC, que venceu por 2-4. Em jornada de muitos golos (32), o SC Canidelo também conseguiu uma grande vitória sobre o Folgosa da Maia fora de casa (2-4). O emblema gaiense chegou a ir para o balneário a perder por dois golos e conseguiu uma incrível reviravolta na segunda parte, com Sacy a marcar, também ele, um hat-trick.

Na luta do meio da tabela, o FC Foz empatou em Avintes (2-2) e o Vila FC derrotou o Varzim B (1-0). O emblema de Vila Nova de Gaia já soma três vitórias nos últimos quatro jogos e mostra boa recuperação nesta reta final do campeonato após um janeiro e fevereiro com alguns resultados negativos.

Na Série 2, o FC Alpendorada recebeu e venceu o Ermesinde SC 1936 (1-0) e acabou com o sonho do adversário de ir a Fase de Subida. Os marcoenses aproveitaram da melhor maneira a derrota do FC Vilarinho em Lordelo, contra o Aliados, (2-1) para se isolar no segundo lugar, quando faltam disputar apenas duas jornadas. Com esta derrota, o emblema de Santo Tirso já não depende apenas de si para chegar ao objetivo final.

No meio da tabela segue o FC Lixa, que foi vencer a Lousada (0-1) e reforçou o sexto lugar, posição que garante o apuramento para a Pró-Nacional. Ao perder o dérbi concelhio em Sobrado (3-1), o Valonguense complicou a vida e luta no décimo lugar a um ponto do Sousense, que venceu o Citânia de Sanfins (1-0).

No quarto lugar segue o São Martinho, que empatou a três golos com o São Lourenço do Douro. Apesar da grande recuperação da equipa de Santo Tirso durante o campeonato (últimos 17 jogos, foram 10 vitórias, 6 empates e 1 derrota), o resultado fez com que as chances de classificação para a Fase de Subida acabassem pois o emblema, com 49 pontos, já não consegue chegar aos 56 do Alpendorada.

O Vila Caiz foi a Eiriz vencer o Águias (2-1), numa ronda que ficará completa a 3 de abril, quando o líder Aliança de Gandra for jogar ao terreno do Barrosas.