O Aparecida está cada vez mais isolado no comando da Hyundai Liga Pro. Depois da vitória no último domingo contra o Leixões B (2-0), com golos de Kako e Zidane, são agora seis os pontos que separam o líder do Vila Meã, segundo classificado, que empatou com o Maia Lidador (1-1). O percurso dos "Guerreiros da Vila Mítica" tem sido de uma regularidade impressionante e, desde a derrota com o FC Vilarinho – a única nesta campanha – em outubro, somaram dez vitórias e um empate, que se traduzem em 31 pontos conquistados em 33 possíveis.
Na próxima jornada, o líder desloca-se ao terreno do São Martinho, um dos concorrentes diretos na frente e depois recebe o Vila Meã. Dois jogos que podem ser importantes para as contas finais.
Com a luta pela subida a entrar numa fase importante, a disputa na parte de baixo da tabela também está mais viva do que nunca!
Os últimos perderam e viram a linha de água distanciar-se ainda mais. O Oliveira do Douro foi superado, em casa, desta vez no dérbi de Vila Nova de Gaia pelo Vila FC (2-3). Teixeira (29’) colocou os da casa em vantagem, mas Monteiro empatou (44’) para os visitantes. Na segunda parte, Beirão voltou a colocar o Oliveira do Douro em vantagem (57’), mas dois minutos volvidos Sawadogo repôs o empate para Batista dar a vitória ao Vila FC, em cima do minuto 90.
Com oito pontos somados, são 12 os pontos de diferença para os lugares seguros. Para o Vila foi o encerrar de uma série de seis derrotas.
O Valadares lutou, mas não conseguiu evitar a derrota em casa com o Lixa (0-1), que confirma o bom momento. Ivo Magalhães (38’) fez o golo com um remate cruzado, de fora da área, e deu uma vitória importante aos lixenses. São três vitórias em três jogos no mês de janeiro.
Ainda na luta pela permanência, ainda não foi desta que o Padroense alterou a sua rota, cedendo três pontos contra o SC Rio Tinto (1-2). Pereira ainda fez um golo madrugador, aos 2 minutos, mas o emblema de Gondomar respondeu por Gonçalves (30’) e Pedro Fonseca (69’).
Equipa que vinha em ascenção na tabela, o Sousense acabou por perder em casa contra o Nogueirense por 1-4. Ao intervalo, os maiatos já venciam por 3-0, com o ponta de lança Yesid Valbuena, um dos melhores marcadores do campeonato, a bisar no jogo.
Em casa, o FC Vilarinho regressou às vitórias ao derrotar o Aliança de Gandra por 2-0, com golos de Pedro Sousa (27’) e João Pinto (50’). A equipa de Santo Tirso subiu ao oitavo lugar. Já os gandarenses, com 20 pontos, estão acima da linha de água.
Entre equipas da parte de cima da tabela, o São Martinho conseguiu três pontos a vencer o Vila Caiz em Amarante, por 2-3, e “roubou” o quarto lugar ao seu adversário direto, no jogo que foi transmitido em direto pela AF Porto. Panin inaugurou o marcador logo aos 18 segundos (a ser este o golo mais rápido do campeonato até agora) e Correia bisou (43’ e 49’) para os Campenses. Carvalho (11’) e Fábio Alexandre (35’) marcaram pelos da casa, que chegaram a dar a volta ao marcador ainda na primeira parte, mas não evitaram a derrota.
No meio da tabela, Ermesinde e Canidelo empataram (1-1). David marcou para os gaienses na primeira parte enquanto Ricardo, na segunda parte, deu a igualdade no marcador, a concluir assim a 18ª jornada da Hyundai Liga Pro.