Maia deixa fugir duo de líderes, Vilarinho surpreendeu o Aliados em Lordelo


O FC Maia Lidador empatou na deslocação ao terreno dos Dragões Sandinenses (0-0), o que permitiu ao SC Coimbrões aproveitar para alargar para três os pontos que separam as duas equipas – entre segundo e terceiro classificado – ao vencer o Folgosa, na Maia, por 2-0. Nesta ronda, o líder Oliveira do Douro cedeu um empate na Póvoa, contra o Varzim SC B (1-1), mas continua sem sofrer uma única derrota em 19 jornadas – tem uma ronda em atraso – do campeonato.

Para SC Coimbrões e Oliveira do Douro esta ronda foi mesmo profícua, já que as equipas perseguidoras mais próximas do segundo lugar (FC Maia Lidador, SC Canidelo, FC Pedras Rubras e Padroense) perderam ou empataram, cedendo pontos na corrida aos lugares de apuramento de campeão.

Nesta 20ª Jornada, destaque para a vitória – segunda da época – do lanterna vermelha Pedrouços, que derrotou o FC Avintes (2-1), mas não largou o último lugar. O FC Foz também regressou às vitórias na deslocação a São Mamede de Infesta, vencendo por 2-0. O SC Rio Tinto foi ao Canidelo vencer (3-1) a equipa conduzida por José Alberto, que não cedia três pontos já desde outubro. Na próxima jornada, o SC Canidelo volta a ter um teste exigente, desta vez contra o FC Maia Lidador, que luta pelos lugares de apuramento de campeão. Padroense e FC Pedras Rubras anularam-se com o empate a um golo, aumentando para 10 os pontos que os separam do segundo lugar. As duas equipas somam os mesmos 33 pontos, ainda que o emblema do Padrão da Légua tenha uma jornada em atraso.

Na Série 2, o FC Vilarinho foi a equipa sensação desta jornada, ao infligir a segunda derrota em casa ao Aliados de Lordelo (2-1). Este desfecho acabou por não ter grandes efeitos práticos em termos de classificação dado o fosso de cinco pontos que continua a separar segundo e terceiro classificados desta série. Aliás, o Vila Caíz empatou em casa com o Lousada (2-2), desperdiçando assim a oportunidade para reduzir a distância.

Nesta jornada, o Sousense perdeu em casa com o Aliança de Gandra por 1-0 e também não foi capaz de igualar o Vila Caíz no terceiro lugar. Da mesma forma, a equipa B do Gondomar SC foi a São Lourenço do Douro perder por 3-1 e continua a ceder terreno.

No fundo da tabela, a UD Valonguense deixou os lugares de despromoção ao vencer o Roriz por 2-0, beneficiando ainda da vitória do Aparecida contra o Sobrado (3-1), que continua em queda livre. O emblema de Valongo não soma três pontos desde outubro, mais precisamente desde a vitória em casa com a UD Valonguense e nesta ronda acabou mesmo por cair nos lugares de descida. Ainda entre as equipas do fundo da tabela, o Barrosas venceu o Ermesinde pela margem mínima (1-0) e está agora sete pontos acima da linha de água. Na próxima jornada, o Ermesinde terá mais um teste difícil pela frente com a receção ao Aliados de Lordelo. O líder Marco 09 desloca-se ao terreno do Aliança de Gandra e será mais um jogo interessante de seguir, tal como o FC Vilarinho-Vila Caíz.