O encontro entre o Maia FC e o GCR Vermoim deste domingo promete ser muito mais do que um simples jogo de futsal da Série 2 da Divisão de Honra. A partida da 8ª jornada será também o pretexto para ajudar quem mais precisa, numa quadra festiva em que a sensibilidade de quem pode ajudar é sempre bem-vinda para quem vive com menos possibilidades e se prepara para passar o Natal e as festas de final de ano.
A história começa com Mário Brito, jogador do Maia FC, e com uma associação que dá pelo nome “Turn On Success”, que angaria material escolar, brinquedos e material desportivo, que envia depois para Cabo Verde e outros destinos dos PALOPs.
“A minha mulher já ajudava regularmente essa associação com roupa. Em casa pedimos aos nossos filhos para escolher os peluches que queriam guardar e o que sobrou fomos levar lá. Gostei tanto do trabalho deles, que resolvi procurar ajudar mais e foi daí que surgiu esta ideia de falar com o presidente do Maia e avançarmos para esta ação”, explicou Mário Brito, um dos jogadores veteranos do clube.
Os maiatos não hesitaram um segundo e o presidente Bruno Magalhães convidou o seu homólogo do Vermoim, Daniel Silva, para dar ainda mais dimensão a uma iniciativa que visa ajudar com equipamento desportivo e brinquedos, crianças de todas as idades, incentivando-as a praticar desporto e reconfortando-as com brinquedos, nem sempre ao alcance de todos.
“A partir do momento em que o Mário nos falou desta iniciativa aceitamos logo, obviamente”, explicou Bruno Magalhães, presidente do Maia FC.
“É uma oportunidade para ajudarmos quem precisa e nesse sentido pedimos às pessoas que vierem ver o jogo do próximo domingo, com o Vermoim, para trazer algum equipamento desportivo que tenham guardado, peluches e brinquedos que possam fazer outras crianças felizes nesta quadra”, comentou o líder do clube.
O jogo com o Vermoim surgiu na altura certa e promete contribuir para estreitar ainda mais as relações entre os dois emblemas. “Como temos excelentes relações com o Vermoim, achei que era o ideal e esta iniciativa acaba por encaixar perfeitamente neste jogo, porque partilhamos o pavilhão, costumamos ter muita gente a apoiar e como a entrada é gratuita, mais adeptos poderão acabar por aderir, sabendo que temos esta iniciativa a decorrer em paralelo, pelo que agradecemos que nos ajudem a dar dimensão a esta ação”, sublinhou Bruno Magalhães.
Claro que do lado do Vermoim, bastou ouvir a proposta para aderir logo à iniciativa. “O Maia convidou-nos para este evento solidário e já juntamos algumas caixas de material desportivo. É uma ação que engloba material desportivo, brinquedos e material escolar. Esperamos conseguir sensibilizar a população a contribuir para podermos juntar um máximo de caixas. Normalmente, o português é sensível a estas ações e temos de aproveitar a generosidade das pessoas para ajudar com aquilo que podemos”, partilhou Daniel Silva, que espera ter muitos adeptos no jogo de domingo.
