“Não poderíamos pedir melhores vizinhos”


O Presidente José Manuel Neves foi uma das personalidades convidadas para a inauguração da Arena Liga Portugal, e umas das convidadas também a discursar na inauguração na cerimónia protocolar, juntamente com o próprio Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto de Luís Montenegro, Primeiro Ministro de Portugal.

Ao líder do Governo, José Manuel Neves apelidou-o de “homem do desporto” que não tem complexos no relacionamento com o desporto em geral e com o futebol em particular, palavras que foram subscritas pelo próprio no seu discurso de encerramento da cerimónia.

A Rui Moreira, Presidente da CM do Porto, o líder da AF Porto chamou de “apaixonado pelo desporto”, mas a tarde era mesmo do Presidente Pedro Proença e da Liga Portugal: “Este é o edifício do Futebol em que nos revemos: transparente, sustentável, sólido, inclusivo, visionário. É o retrato fiel do caminho percorrido pela Liga Portugal sob a liderança de Pedro Proença. Tem a sua assinatura e por isso o felicito”, disse.

O Presidente lembrou ainda o Centro de Formação da AF Porto, que está a nascer a poucos metros da nova Liga Portugal Arena, fazendo referência a uma vizinhança que não poderia ser melhor:

“Aqui ao lado, também em Ramalde, a Associação de Futebol do Porto está a construir um espaço que, para além do futebol de formação, conta com uma operação de regeneração e requalificação urbana, para que milhares de crianças, as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, as instituições de solidariedade social, IPPSs ou Santas Casas das Misericórdias, dos mais novos aos mais velhos, possam ter ali o seu espaço. Numa altura em que tanto se fala do trabalho e da proximidade necessária entre as instituições que gerem o futebol nas suas mais variadas vertentes, creio que o destino não nos poderia ter reservado melhores vizinhos. Esta proximidade simboliza mais do que uma coincidência geográfica; ela traduz uma parceria efetiva e uma visão partilhada de progresso e inovação.”