No dérbi do concelho do Porto, Salgueiros vence o FC Foz pela Taça de Portugal


No jogo que marcou o encontro de duas equipas históricas da cidade do Porto, o SC Salgueiros venceu o FC Foz por 2x0 no Complexo Desportivo de Campanhã. O duelo entre os dois emblemas históricos foi disputado na primeira eliminatória da Taça de Portugal da época 2023/24.

Logo nos primeiros minutos, o ponta de lança Nilo abriu o marcador para o Salgueiros, após receber um excelente passe de Tiago Antunes, que avançou pela esquerda e cruzou para o brasileiro se antecipar ao central.

O desenrolar da primeira parte foi com os fozeiros a tentarem igualar o encontro. Apesar de conseguirem chegar mais ao último terço e terem tido algumas oportunidades de golo, os intentos foram parados nas mãos do guarda-redes Manu.

Já na segunda parte, logo nos minutos iniciais, os campeões da última edição da Taça AF Porto tiveram duas grandes oportunidades para igualar o encontro, mas Manu voltou a aparecer para salvar o emblema de Paranhos.

Para mexer com o encontro, o treinador Mário Ferreira fez algumas mudanças na equipa salgueirista. O emblema do Campeonato de Portugal voltou a ter uma boa oportunidade, com Diogo Valente quase a marcar um golaço, após tentativa de chapéu ao guarda-redes do Foz. Depois, foi a hora de Pedro Fonseca começar a movimentar o banco e a promover mudanças nos fozeiros.

Ao minuto 76, Afonso Coelho foi derrubado no limite da área e o árbitro assinalou grande penalidade. Remate bem executado pelo capitão Diogo Valente, que aumentou o marcador para 2-0 para o Salgueiros.

Apesar de todo o esforço e empenho durante os 90 minutos, o Foz  não conseguiu encontrar caminhos para as redes salgueiristas. No apito final, festejou a turma de Paranhos, que avança para a próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Para a Associação de Futebol do Porto fica o registo de mais um encontro entre dois emblemas históricos da cidade do Porto na prova raínha do futebol nacional.