O Nogueirense é o novo líder isolado da Hyundai Liga Pro ao vencer em Rio Tinto com um golo de Valbuena, que desviou um remate de Rosas (37), num jogo transmitido pelo Canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto. O Nogueirense soma 10 pontos, ainda não perdeu, e detém agora a defesa menos batida deste campeonato, com apenas dois golos sofridos em quatro jornadas disputadas.
Na perseguição aos maiatos surge o Aliança de Gandra, que derrotou o Padroense, por 3-1. O emblema paredense segue isolado no segundo lugar com 9 pontos e dá sinais positivos de recuperação depois de ter perdido com o Sousense na jornada anterior e de ter sido eliminado da Taça de Portugal pelo Gondomar SC.
Nesta quinta jornada (de se dizer que a jornada 4 será jogada a 12 de janeiro, adiada devido dos incêndios), destaque para o incrível jogo entre Vila Caíz e o Aparecida, que terminou com um empate a quatro golos. Infamara Camará assinou um hat-trick pelos da casa e soma agora quatro golos na lista dos melhores marcadores do campeonato, menos um do que Pinto da AR São Martinho. O jogo teve sempre o resultado em aberto até ao final e foi um verdadeiro festival de futebol ofensivo das duas equipas. Não é à toa, aliás, que o Aparecida detém o melhor ataque da Hyundai Liga Pro, com 17 golos marcados. Nas quatro jornadas disputadas, a equipa de Lousada nunca marcou menos de três golos e contabiliza uma média incrível de 4,25 golos por jogo.
O Maia Lidador empatou a dois golos com o Oliveira do Douro. Os maiatos ainda não perderam, é certo, mas com este empate surgem agora a dois pontos da liderança.
Entre as equipas que tiveram uma jornada positiva, o Vila Meã destaca-se com uma vitória importante contra o FC Vilarinho (3-0). Vítor Andrade (38’) começou a desenhar o destino do jogo ainda na primeira parte, antes dos golos de Diogo Martins (70’) e Djousse (90’) confirmarem a conquista dos três pontos.
O Leixões B também esteve em destaque ao derrotar o Sousense por 4-0. Kamara bisou, apontando os dois últimos golos (59’ e 84’) da equipa de Matosinhos, que respira agora melhor na primeira metade da tabela, com seis pontos.
Em recuperação está também o São Martinho, que venceu o Ermesinde por 3-0. Pedro Correia (10’), Paulo Pinto (54’) e Francisco Leal (76’) marcaram os golos de uma equipa também ela de tração à frente (12 golos marcados) e que parece ter encontrado o seu ritmo - somou a segunda vitória consecutiva, depois de um arranque marcado por duas derrotas.
O Lixa regressou às vitórias na deslocação ao terreno do Canidelo e venceu por 0-2. Depois de duas derrotas, os lixenses voltaram a dar sinais positivos e somam agora os mesmos seis pontos que o seu adversário da jornada.
No dérbi de Vila Nova de Gaia entre Vila FC e Valadares, os visitantes deram o primeiro sinal positivo na competição, ao empatarem a um golo, o que permitiu somar o primeiro ponto da época.