O regresso de um histórico! O futsal está de volta ao SC Coimbrões


O futsal está de volta a Silva Matos. O Sporting Clube de Coimbrões irá regressar com a modalidade a partir desta nova época (2023/24) e já estão inscritos na I Divisão de seniores da Associação de Futebol do Porto, que arranca a partir do dia 07 de outubro.

O regresso do emblema gaiense ao futsal marca a volta de um clube de muita história na modalidade, cuja última participação em competições foi na época 2003/2004. O diretor Luis Silva (Luisinho) reforça que o projeto tem como objetivo, em pouco tempo, chegar aos nacionais.

"Aqui na nossa direção, temos um objetivo principal que é, num prazo de três a quatro anos, colocar o Coimbrões novamente no Nacional. O objetivo para este ano é já subir. Não há outro pensamento. Nós criamos todas as condições já para este ano conseguirmos a subida."

Ao lado de Alípio Salgado e Fernando Barros, diretores desportivos que o fazem toda a gestão do futsal, Luisinho conta-nos que a ideia de regressar com o futsal veio ainda na temporada passada.

"A direção do futsal, que é independente do futebol, queria desde o ano passado voltar com a modalidade, mas não tínhamos as condições criadas para tal. E neste ano, conseguimos realizar este projeto junto também com alguns patrocinadores e decidimos avançar. Vamos regressar com um clube que jogou por muitos anos o campeonato nacional da primeira divisão."

Luisinho também sublinhou que o projeto do futsal do Coimbrões envolverá sustentabilidade, para não cometer alguns erros do passado que deixaram "o barco à  deriva".

"A aceitação do público com o regresso desta modalidade está a ser muito acima do nós estávamos à espera. Já nos ligaram alguns jornais para saber também mais informações...  O Coimbrões sempre foi, na modalidade de futsal, um clube que jogava a primeira divisão nacional, Taça de Portugal. Infelizmente, há alguns anos atrás acabaram com a modalidade e ninguém estava à espera deste regresso. Por isso, trabalhamos durante um ano para criarmos um projeto com pés e cabeça, com bastante condições e termos uma estrutura sustentável. Queremos dar o melhor suporte possível à equipa técnica e para os jogadores."

No que diz respeito aos outros escalões e para futsal feminino, Luisinho afirma que há projetos em curso para a próxima época.

"Este ano, no projeto que apresentamos na nossa Assembleia Geral, vamos iniciar com seniores, mas, para o próximo ano, queremos ter, ao menos, dois escalões de camadas jovens e também o futsal feminino. É o nosso objetivo!"

História do Coimbrões no Futsal

No ano de 1982, a modalidade iniciou-se, chefiada por Eduardo Pinto, através  de uma parceria do emblema gaiense com a Académica. O nome do clube ficou-se "Académica de Coimbrões", que ficou filiado à AF Porto até a época 1997/98, quando a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia firmou um protocolo para fundir de vez os dois emblemas - uniformizou-se tudo no nome de Sporting Clube de Coimbrões, a partir da época 1998/99.

Durante este período que perpetuou esta parceria, o clube disputou por vários anos a primeira divisão nacional, mas a maior conquista foi o título de campeão da Taça de Portugal de futsal em 1992/93. A última vez em que os gaienses estiveram na primeira divisão foi em 2003/2004, o último ano dos seniores. A secção foi extinta por completo em setembro de 2007, quando deixou de ter escalões de formação.

A fotografia abaixo, exibe a última equipa do SC Coimbrões que disputou a primeira divisão de futsal.