O Oliveira do Douro foi uma das equipas recentemente despromovidas do Campeonato de Portugal, mas já está com o chip ligado na nova Hyundai Liga Pro e a abordagem do presidente Fernando Silva é muito simples: “Estamos a equiparar esta Hyundai Liga Pro ao Campeonato de Portugal, por causa da competitividade, que será elevada. Estamos a trabalhar nesse sentido, porque não vamos encontrar a mesma divisão que conhecemos. Estamos a pensar como se fosse um Campeonato de Portugal”.
É claro que a experiência adquirida com a participação num campeonato nacional mudou muita coisa no clube, que se viu obrigado a elevar a fasquia internamente. “Já não estávamos habituados ao tipo de exigência que implica um Campeonato de Portugal, quer em termos de recursos humanos, quer de logística, e tivemos de nos adaptar. Calhou-nos a Série B, a série da ‘morte’, muito competitiva, com equipas com orçamentos claramente acima do nosso, mas foi positivo, embora ninguém fique satisfeito com uma descida. Descemos, mas conseguimos outras coisas importantes para o futuro, que nos vão ajudar a restruturar enquanto clube e instituição”, garantiu. “A estrutura cresceu bastante, os nossos recursos humanos têm muito mais experiência e estão muito mais preparados do que no passado, os próprios dirigentes e equipa técnica, que nunca tinham estado num campeonato nacional, até os nossos atletas da formação, todos aprenderam e cresceram numa nova realidade e isso reflete-se hoje no clube”, acrescentou
Sem se comprometer com promessas de subida, ou atirar frases feitas, Fernando Silva quer ver o Oliveira do Douro a lutar nos lugares cimeiros na próxima temporada: “Na próxima época vamos manter o que pudermos, porque, como se costuma dizer, em fórmula que ganha não se mexe e é nisso que vamos apostar. Quando subimos ao Campeonato de Portugal adotamos a postura de um outsider e aos poucos fomos alcançando bons resultados e conseguimos um grande feito. Vamos proceder da mesma forma, procurando construir uma equipa forte, competitiva, que nos permita andar nos lugares cimeiros e depois o que vier será lucro”. O mister Abílio Novais também vai continuar para a sua quarta época consecutiva no clube. “Está a 100 por centro garantido que vai manter-se no banco do Oliveira do Douro”, assegurou.
O que aí vem agora é um jogo de paciência e o presidente explicou porquê: “Os jogadores da temporada passada estão com a expectativa de continuar no Campeonato de Portugal, ou até de dar o salto mais acima. Vamos ter de fazer um trabalho paciente, esperar, ao contrário de épocas atrás em que fechávamos jogadores com alguma antecedência. Este ano percebe-se que será mais difícil convencer os que estiveram no Campeonato de Portugal e nos interessam. Vão aguardar por situações mais vantajosas, só mais perto do arranque da época é que deverão tomar decisões. Mas tratando-se da nova Hyundai Liga Pro e da competitividade que se antevê, acreditamos que a maioria vai preferir jogar na Hyundai Liga Pro, do que na Divisão de Elite."