O empate a zero com o São Martinho interrompeu uma série de 10 jornadas consecutivas do Aparecida a vencer. A equipa de José Oliveira já não cedia pontos desde 10 de novembro no empate (3-3) com o Valadares. Este foi também o primeiro e único jogo da temporada em que o emblema de Lousada não festejou um golo, o que acontece ao cabo de 21 partidas disputadas até agora.
O Vila Meã derrotou o Vila Caiz por 3-2 e encurtou a distância para o líder para quatro pontos, num jogo histórico, que marcou a estreia do protocolo com a Real Federação de Futebol de Madrid, de permuta de árbitros, que levou uma equipa de arbitragem madrilena a conduzir o dérbi de Amarante, transmitido pelo canal oficial da Associação de Futebol do Porto, no YouTube.
Em dia de temporal, o duelo foi equilibrado até Alex Reis ter sido expulso (38’), deixando o Vila Caiz reduzido a dez. No entanto, foi Pedro Alves, na cobrança de um livre direto descaído sobre a esquerda do ataque, que colocou os visitantes em vantagem (43’). Na segunda parte, num canto, Djoussé (56’) empatou, depois João (63’) fez o 2-1 com um remate de fora da área. Vítor Andrade (82’) ampliou a vantagem (3-1) e nos descontos, o Vila Caiz ainda conseguir reduzir e estabelecer o resultado final com um golo de Paulo Jorge
Ano novo, vida nova para o Lixa, que ainda não perdeu na Hyundai Liga Pro em 2025 sob o comando de Danny Pinheiro - nas quatro jornadas disputadas somou só vitórias, tendo derrotado o Padroense por 2-1 este domingo. Leandro Freitas ainda deu esperanças ao emblema do Padrão da Légua, com um golo aos 26 minutos, mas na segunda parte os lixenses empataram por Valdimir Nunes (54’) e deram a volta ao resultado com um golo de Okoliugo, aos 80. Com os três pontos conquistados, os lixenses somaram 12 nas quatro últimas rondas, tantos quanto os que havia somado nas 15 primeiras jornadas do campeonato.
O Sousense surpreendeu o Canidelo ao vencer fora por 1-4 e subiu acima da linha de água. Uma verdadeira chuva de golos surgiu na segunda parte, com Ângelo Oliveira a bisar, Alexandre Ferreira e Ricardo Pereira a fazer os dois outros tentos no Manoel Marques Gomes. Os gaienses responderam com um golo de David Costa (77’). Com mais três pontos acumulados, a luta do emblema da Foz do Sousa promete continuar a ser dura para evitar a descida.
Na cauda da tabela, o Oliveira do Douro alcançou a primeira vitória fora de casa, no terreno do Leixões B, com uma goleada por 2-5. Lourenço Teixeira foi grande destaque a apontar um hat-trick, que começou logo a desenhar aos 2 minutos de jogo. O avançado ainda viria a marcar aos 38’ e aos 63’, com João Beirão (36’) e Daniel Carneiro (43’) a apontar os dois outros golos pelo meio. Esta foi a segunda vitória no campeonato dos oliveirenses e pode ser um bom mote para uma segunda volta a somar.
Na parte de cima, destaque para a vitória do Nogueirense contra o Valadares (3-0), que colocou os maiatos no terceiro lugar. O Maia Lidador também venceu em Rio Tinto por 0-1, com um golo de Mateus Costa (15’), que alimentou o quinto lugar. Nesta ronda, a vitória do Vila FC sobre o FC Vilarinho (2-0) somou mais três pontos importantes para fugir aos lugares de descida.
Em sentido contrário está o Aliança de Gandra que, perdeu em casa com o Ermesinde por 1-2 e caiu nos lugares de descida. A equipa de Paredes continua com vida dificil. Sousense e Aliança defrontam-se na próxima jornada, num jogo importantíssimo para as duas equipas, separadas apenas por um ponto.