O Centro de Formação da Associação de Futebol do Porto abriu este sábado, 4 de outubro, as suas portas ao público, para a realização do primeiro Open Day | Walking Football e ABC da Bola dentro de portas. O evento juntou centenas de crianças e dezenas de praticantes seniores ao longo de todo o dia.
Durante a manhã, o ABC da Bola encheu de alegria e energia o Campo Diogo Jota, com centenas de crianças entre os 5 e os 12 anos a experimentar atividades lúdicas de iniciação ao futebol, num ambiente marcado pela diversão e pela inclusão sob a aba de um projeto inovador e que conta atualmente com a participação de 6000 crianças espalhadas pelos 18 concelhos do distrito.
Já a tarde foi dedicada ao Walking Football, modalidade adaptada para maiores de 50 anos. Aqui foram dezenas os participantes que responderam ao desafio e demonstraram como o futebol pode ser praticado em qualquer idade, privilegiando a saúde, o convívio e a socialização.
A iniciativa atraiu ainda a presença de familiares, dirigentes e curiosos, que não perderam a oportunidade de ficar a conhecer o recém-inaugurado Campo Diogo Jota, numa primeira iniciativa de ligação entre a AF Porto, Centro de Formação e a comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol esteve representada pelo diretor Vasco Pinho, enquanto a Liga Portugal esteve representada pela diretora Filipa Godinho.
José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto, fez um balanço muito positivo da iniciativa.
"A parte da manhã foi muito positiva. Foram muitas as criança que estiveram aqui, muitas delas já incluidas nas 6000 que já fazem parte do nosso ABC da Bola. Como habitualmente, demonstraram uma alegria contagiante. É importante para eles perceberem que o desporto e a atividade física é um complemente muito importante para todos os parâmetros das suas vidas futuras. Quanto ao Walking Football, o pensamento é exatamente o mesmo. Estimular a atividade física, promover a socialização e melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 50 anos. O nosso objetivo é chegar ao 1000 praticantes nesta época desportiva. Sobre o dia, foi uma primeira oportunidade de abrir as portas do nosso Centro de Formação e é isto que faz sentido: abrir a infraestrutura à comunidade", disse.
