Foi dado o pontapé inicial do projeto ABC da Bola no ano letivo de 25/26 com as primeiras atividades já a decorrer no concelho de Penafiel.
Foram feitas visitas nas Escolas Básicas de Cabeça Santa, Boelhe, Guilhufe, Novelas, Tojais e também no Jardim de Infância de Marecos. O objetivo, neste primeiro momento, foi auxiliar e orientar os professores titulares das turmas a lecionar as aulas de expressões motoras e atividades físicas. No próximo dia 14/11 a Escola Básica do Pinheiro também vai receber a visita da AF Porto para esta mesma atividade.
De lembrar que o projeto ABC da Bola, criado em 2023, teve como objetivo inicial promover a melhoria das habilidades motoras fundamentais usando a bola como ferramenta educativa. Este foi o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os Agrupamentos de Escolas a introdução de uma iniciativa tão ambiciosa na parte curricular da Expressão Físico-Motora da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico.
De se ressaltar também que, antes destas visitas nas escolas, houve já algumas movimentações no âmbito desta iniciativa, como uma reunião de apresentação do projeto a todos os diretores e professores das escolas envolventes no projeto (realizada a 24 de setembro). Posteriormente, entre os dias 21 e 22 outubro, também houve uma formação (Ação de Formação "ABC de Bola"" creditada pelo Centro de Formação Júlio Resende (duração de 6 horas).
Atualmente, o ABC da Bola conta com 48 escolas, tendo sido seis as novas instituições que integraram o projeto na época passada. Já neste ano, no concelho de Baião, contamos com mais uma escola, a EB de Santa Cruz do Douro, que passou também a fazer parte desta iniciativa.
