Fim de semana de emoções fortes com os dois primeiros classificados da Hyundai Liga Pro envolvidos num duelo cujo resultado permaneceu em aberto até ao minuto final, perante um estádio a abarrotar, com mais de 1700 adeptos, que criaram um ambiente digno de um jogo daqueles, um dos melhores que se viram esta temporada.
Amadeu abriu o marcador aos dois minutos de jogo para o Vila Meã, na sequência de um canto que acabou no fundo das redes do Aparecida, que não se desnorteou e empatou por Zidane, aos 8 minutos. Mais ou menos, a meio da primeira parte, o emblema de Lousada deu mesmo a volta ao marcador. Na cobrança de um livre direto (21’), à entrada da área, Bujanda fez o segundo golo para o Aparecida. Os vistiantes não se desorganigaram e foi atrás do empate, com Diogo Martins, também de livre direto, a estabelecer o resultado final. Na segunda parte as equipas nunca deixaram de ameaçar as defesas contrárias, mas o resultado não voltou a alterar-se.
No Padrão da Légua, a equipa da casa surpreendeu o Nogueirense (4-1), devolvendo esperança à luta do emblema de Matosinhos. Freitas e Rebelo apontaram os dois primeiros golos e colocaram o Padroense em vantagem. Yesid Valbuena (80’) marcou para o Nogueirense, mas Evaristus bisou na reta final (82’ e 90’).
Em recuperação no campeonato está o Sousense, que venceu na Foz do Sousa o Aliança de Gandra, por 2-1. Ricardo Pereira marcou logo aos 2 minutos para a equipa da casa. Na segunda parte, Diogo Pinheiro fez o segundo (52’) e o Aliança só respondeu por Pedro Rodrigues, que marcou já no final (90’). Para o Sousense esta foi uma vitória importante, que colocou a equipa quatro pontos acima da linha de água. Já para a formação de Paredes, esta foi a terceira derrota consecutiva: continua nos lugares de despromoção.
Ainda no fundo da tabela, o Valadares acabou com a má série ao vencer (2-1) o Canidelo. De dezembro para cá, a formação canidelense sofreu quatro derrotas e três empates, conquistando apenas três pontos em 21 possíveis.
O SC Rio Tinto foi à Lixa empatar a um golo. Um autogolo e um golo de Valdinho, na segunda parte, escreveram o destino dos pontos neste encontro.
O Ermesinde SC 1936 venceu o Vila FC por 1-0, com um golo de David, apontado na segunda parte. Esta vitória permitiu ao emblema de Valongo alcançar o Vila Caiz no sexto lugar (ambos com 30 pontos), depois da derrota da equipa de Amarante, em casa, com o Maia Lidador (1-2), que está em quinto lugar e abriu cinco pontos de vantagem sobre os próprios amarantinos. Para o Vila Caiz esta foi a quinta jornada sem vencer.
O FC Vilarinho venceu o Leixões B, por 2-0. João Pinto (62’) e Luís Rebelo (85’) foram os autores dos golos. Por último, o Oliveira do Douro lutou até o fim, mas acabou derrotado em casa perante o São Martinho. Chico marcou para os campenses, que seguem na parte de cima da tabela.