O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visitou o Centro de Formação da Associação de Futebol do Porto na manhã desta terça-feira (07), destacando a importância da nova infraestrutura como “um espaço de excelência pelas diversas valências que vai servir a formação, as escolas, o desporto e a cultura – ficando ao serviço de todos”.
Durante a visita, o Presidente da Assembleia, recebido no complexo pelo Presidente da AF Porto José Manuel Neves e pela sua Direção, sublinhou o valor do projeto para a cidade e para o distrito, considerando que “esta intervenção significa também uma reconfiguração de exceção de um património que é recuperado e que fica ao serviço de todos, ainda por cima associado a grandes nomes da cultura da região”.
“Diria que é um trabalho perfeito que a Associação está a desempenhar e que é de grande benefício para a cidade, para os portugueses e para as pessoas do Distrito do Porto. Tem essa dimensão mais ampla e, portanto, é uma infraestrutura de muito valor”, afirmou José Pedro Aguiar-Branco.
O Presidente da Assembleia da República frisou ainda o papel da formação e da requalificação de equipamentos no desenvolvimento equilibrado das regiões:
“Requalificar equipamentos significa dar às pessoas melhores condições. Aqui, em concreto, para a região Norte e o Distrito do Porto, é indiscutivelmente uma infraestrutura que vai potenciar melhor formação. Quando trabalhamos com melhor formação, estamos a falar de jovens que vão crescer em ambientes saudáveis e que ficarão mais bem preparados para os seus caminhos sociais e profissionais.”
Natural do Porto, José Pedro Aguiar-Branco não escondeu o orgulho por testemunhar a evolução do projeto:
“Esta é a minha cidade e tudo o que a enriqueça, do ponto de vista patrimonial, só posso aplaudir. É isso que vim aqui fazer hoje: aplaudir esta obra magnífica.”
O Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, destacou por sua vez a filosofia de abertura e inclusão e democratização que orienta o novo espaço:
“Isto é um espaço democrático. Significa que toda a gente tem acesso, sejam jovens atletas, árbitros, treinadores, programas de caráter social ou desporto adaptado. É por isso que faz sentido que esteja aberto desde manhã até à noite. O dinheiro é escasso e caro, e o retorno que podemos aqui ter é o da utilização plena do espaço.”
