Protocolo assinado com a Real Federação Galega de Futebol para intercâmbio de árbitros


Decorreu nesta segunda-feira (25/09), a assinatura do inovador protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e a Real Federación Galega de Fútbol. A iniciativa permitirá envolver as duas instituições com o intercâmbio de árbitros e árbitros assistentes e ao mesmo tempo, aumentar  as competências através da promoção de novas experiências e formação contínua para estes profissionais alcançarem a excelência.

Assinaram o protocolo os seguintes intervenientes: José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, Rafael Louzán Abal, presidente da Real Federación Galega de Fútbol, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e Luis Medina Cantalejo, presidente do Comité de Árbitros da Federación Española.

Na cerimónia, que decorreu no auditório da AFP, marcaram presença figuras como: Hélder Postiga, diretor da FPF, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), o presidente do Comité de Árbitros da Federación Galega de Futbol, Bernardino González Vázquez, Carlos Carvalho, presidente do conselho de arbitragem da Associação de Futebol do Porto, Vasco Pinho diretor executivo da Liga Portugal e Paulo Costa, vice-presidente do conselho de arbitragem da FPF, além de várias outras personalidades.

José Manuel Neves

"Para a AFP é uma honra e um privilégio ter essa plateia hoje aqui. Aqui estão presentes muitas pessoas importantes nesse percurso. Este pontapé de saída é algo pioneiro entre a RFGF, a RFEF, a FPF e a AFP. Tenho a certeza que esta inovação vai ser muito bem executada por todas as partes. O que nós estamos aqui a fazer é preparar o futuro da arbitragem. Hoje, temos aqui presentes grandes nomes da arbitragem nacional! Nós contamos sempre com o árbitros mais experientes, que levem um pouco da vossa experiência aos árbitros mais jovens, que de certeza, serão muito beneficiados por este programa. "

Luis Medina Cantalejo

"Como eu costumo dizer: sem treinadores, sem jogadores, não há futebol. Mas também, sem árbitros não há futebol. Então, essa iniciativa é muito bem vinda.  Aqui, nesta iniciativa, todos saem ganhando. Em Espanha, é um programa pioneiro para fazermos intercâmbios com alguma outra federação."

Rafael Louzán Abal

"Levamos a cabo esta iniciativa, que é muito eficaz para o futuro da arbitragem. Acho que vai ser muito boa para o coletiva galego, o coletivo de Espanha, o coletivo de Portugal e o coletivo no Porto. Estamos a trabalhar há mais de um ano nesta inciativa junto à Federação Espanhola, contando com a colaboração da Federação Portuguesa pois estamos a fazer algo entre dois países. Estas duas federações fizeram algo muito importante para o crescimento da arbitragem na Galícia e também aqui no Porto. Podemos pensar também em acordos futuros para, quem sabe, aos clubes profissionais."

José Fontelas Gomes

"Em primeiro lugar quero felicitar a AFP por esta iniciativa. O intercambio de árbitros é extremamente importante e empolgante para os jovens árbitros. Aprender outras culturas, outros idiomas, tudo é sempre muito bem vindo e faz parte do crescimento de cada árbitro. Este é um protocolo focado às competições não profissionais entre estas duas entidades, fazendo uma grande troca de experiências. Nós também queremos incentivar todas as outras associações distritais a terem mais iniciativas para que os nossos árbitros tenham um maior espaço de crescimento. Tudo será benéfico para todos os lados!"