Retorta e Ordem surpreendem líderes – Guidões goleia e ADP vence a primeira


A 10ª jornada da Liga TRUST ficou marcada duas surpresas que poucos seriam capazes de antever. Aves e Miramar Império, então líderes da competição, perderam e a distância entre equipas da frente encurtou. A história desta jornada começa com a derrota em casa do Aves frente ao Retorta (1-3), num jogo que os visitantes dominaram desde cedo e que começou a escrever-se com dois golos de João Carvalho (3’) e Carlos Ferreira (13’), que colocaram os valonguenses em vantagem. Na segunda parte, Madureira fez o terceiro para a Retorta (34’) e no minuto seguinte Bruno Lima conseguiu reduzir, acabando ali a resposta avense, que cedeu assim a segunda derrota no campeonato.

A derrota em casa do Miramar Império (5-6), frente ao Desportivo da Ordem foi um jogo digno de aplusos para as duas equipas. Remelgado e Cordeiro arrancaram com um golo no mesmo minuto para cada lado e deram o mote para um duelo que começou taco a taco, com parada e resposta dos dois lados. Os gaienses chegaram ao descanso em vantagem (4-2), mas o Ordem cresceu na segunda parte, com golos de Hélio Ferreira (25’), Davide Monteiro (30'), Cláudio Afonso (33'), Carlos Rocha (35'). A um minuto do fim, um autogolo de Cláudio Afonso só serviu para que os anfitriões reduzissem a diferença, mas não evitassem a derrota.

Nos outros encontros, destaque para a primeira vitória da AD Penafiel nesta edição da Liga TRUST. Os durienses foram vencer à Póvoa por 3-2, mas sofreram para levar os três pontos. Luís Ferreira (12’) Fábio Pacheco (20’) e Luís Costa (31') marcaram pelos visitantes. Edgar Silva 820’9 e Nuno Sá (31’) fizeram os golos do CD Póvoa.

Nos outros encontros, o Estrelas Susanenses receberam e venceram o Juventude de Gaia (5-1) graças a um hat-trick de André Pessoa. Na sexta-feira, no primeiro dérbi de sempre da Liga TRUST entre dois os dois clubes do concelho da Trofa, o Guidões goleou o Bougado 7-0 e mostrou que está na luta para sair dos lugares do play-off de despromoção. Apesar do grande número de golos no resultado final, o CRB esteve por cima em grande parte do jogo, com o guarda-redes da equipa da casa a ter uma noite inspirada e com contra-ataques certeiros.

Por último, o Balantuna venceu a Cohaemato (3-2) e reforçou o sexto lugar de acesso ao play-off de campeão.

Na próxima jornada destaque para a deslocação do Aves ao pavilhão do Desportivo da Ordem, que chega a este duelo mais motivado do que nunca.