O USC Paredes está a viver um momento do qual pode-se orgulhar no escalão de Sub-19, que disputa o C.D da II Divisão de Futebol. A talentosa equipa soma incríveis 18 vitórias em 18 partidas disputadas, tendo já conseguido o feito de ser campeão da Série 5 com seis jornadas de antecedência e nós fomos tentar saber mais sobre os obreiros deste grande feito.
No último jogo, disputado no passado fim de semana frente ao Águias de Eiriz, os paredenses garantiram a vitória por 0-2 e chegaram aos 54 pontos conquistados, sagrando-se campeões de série e garantindo vaga na fase seguinte da competição. E um dos responsáveis por este feito é o treinador Roberto Martins, que chegou ao clube nesta época, e já alcança este grande feito: "Temos um grupo com muita ambição e com foco no trabalho diário. São 24 atletas que diariamente lutam pelos seus objetivos. Nós, enquanto equipa técnica, que é composta por mim. pelo mister Brito e mister Rúben, ajudamos os atletas a valorizem-se no dia a dia. A cada dia que passa, felizmente temos conseguido passar uma mensagem de muita dedicação, compromisso e exigência, pois acreditamos que a tudo também engloba a valorização comportamental. Sendo melhores homens, seremos melhores atletas. Queremos que sejam competentes acima de tudo. As vitórias nesses jogos são consequências de todos esses fatores que entendemos ser importantes. Temos um grande grupo de trabalho, com qualidade humana e desportiva."
Roberto Martins, de 35 anos, esteve antes a serviço do Alfenese, do Paços de Gaiolo e do Moreirense em temporadas anteriores. O jovem timoneiro conta também que os objetivos traçados no início da época, vão sendo cumpridos, tanto em nível individual quanto também no coletivo: "No primeiro treino, na primeira conversa com os jogadores, disse que temos dois objetivos na época. Um deles valorizar os jogadores, o individual, fazer com que termine a época com comportamentos melhores, desportivos pois estamos num clube grande, que é o União Sport Club Paredes, que nos proporciona excelente condições. E o objetivo secundário, que é coletivo, que seria conquistar o nosso campeonato. Esta foi a nossa conversa. A medida que os jogos foram desenrolando, percebemos que tínhamos capacidade. Encontramos muitos adversários competentes e complicados, mas sempre a nossa vontade de ganhar foi mais forte."
O emblema que está a fazer sucesso na Série 5 é formado todo por atletas Sub-18, uma vez que o USC Paredes possui uma outra equipa a jogar na I Divisão de Sub-19. E uma das grandes armas desta equipa é o ataque. São 75 golos marcados, o quarto melhor da competição atrás do FC Lagares (77), AD Grijó (81) e FC Foz (122).
Roberto Martins finalizou a dizer que seria um sonho poder ver os seus jogadores, quem sabe um dia, a vestir o equipamento principal do Paredes e poder vê-los jogar no Estádio das Laranjeiras: "Nós queremos sempre valorizar os nossos jogadores. Queremos, no futuro, ver estes atletas a poder ser importantes nas diversas equipas do clube. Mais do que conquistar qualquer campeonato, que obviamente é importante, mas mais do que isso, o grande objetivo seria ver estes jogadores a jogar na equipa principal do clube, nos seniores do Paredes. Poder ver estes jogadores em campo no Estádio das Laranjeiras seria a maior conquista que todos nós poderíamos ter!"