Prevê-se um jogo muito equilibrado entre o Miramar Império e Vermoim na Final Four da Taça AF Porto. O facto de estarem frente-a-frente equipas de escalões diferentes não faz diferença nenhuma no foco da formação gaiense. “O facto do Vermoim ter aqui chegado esta temporada traduz a qualidade que têm. É uma equipa muito bem orientada, com um excelente treinador e excelentes jogadores e um trabalho que vem dos últimos anos. Têm melhorado o plantel todos os anos e os resultados mostram o campeonato que estão a fazer. Ganharam a supertaça e são detentores da taça. Na Taça de Portugal só perderam contra o Macedence, da III Divisão, que também tem feito uma grande temporada, e isso diz bem da qualidade deles”, começou por apontar Rúben Santos, treinador do Miramar Imperio.
Mesmo com a sua equipa ter conseguido confirmar o apuramento para a Taça Nacional na última jornada do campeonato, o Miramar têm os pés no chão, pois sabe que vai defrontar o atual campeão e que não é por acaso que se chega a uma Final Fouro. “É importante salientar o mérito por chegarmos a esta Final Four, porque está bem patente, nos últimos anos, a dificuldade que as equipas de Elite têm em chegar a esta fase da competição da Taça, porque os jogos a eliminar são muito competitivos e pensa-se que por estar uma divisão acima que as equipas são muito melhores e que as discrepâncias são maiores, mas isso tem sido esbatido. O facto de jogarmos em tempo corrido permite às equipas de escalões inferiores disputar mais os jogos. Por isso, estarmos nesta fase é sinal de que se fez uma caminha difícil”, salientou.
O Miramar vai entrar com muito respeito pelo adversário, está visto, mas será bom não confundir respeito com falta de ambição. “É evidente que o Miramar também tem as suas ambições, o seu valor, e vai com a intenção de disputar os 40 minutos no limite para tentar ganhar, respeitando o Vermoim e a qualidade que têm. Mas temos os nossos argumentos e vamos procurar estar ao nível que o jogo exige, porque vai ser um grande jogo”, comentou.
Com tanto equilíbrio à prova, será os mínimos detalhes que podem fazer a diferença e Rúben Santos explicou porquê. “Um jogo a eliminar não é o mesmo que jogar no campeonato, são jogos com características diferentes, acresce o fator mental e a forma como o jogo vai decorrer. Entrar a ganhar, ou a perder, estar por cima do resultado, ou ter de ir atrás, o cronómetro, a que minutos se marca, ou se sofre, uma expulsão que pode ditar muita coisa a favor, ou contra, e mudar o andamento do jogo. Há muitas particularidades”.
Sobra a consciência de que este duelo podia muito bem ser a final da competição. “Tenho a certeza que vão estar preparados, basta ver a qualidade do trabalho que têm feito e a forma como eliminaram o Aves, uma grande equipa da Liga TRUST. É uma equipa que entende muito bem os momentos do jogo e a forma como tem de o jogar, que é muito importante. Estão bem identificados com os seus processos, as ideias do treinador e bem oleados, o que nos vai obrigar a estar ao máximo das nossas capacidades. Mas o Miramar no máximo do seu potencial também tem argumentos e qualidades enquanto equipa, para conseguir vencer o Vermoim. Mas o detalhe fará muita diferença, num jogo a eliminar”, rematou Rúben Santos.
