Divisão de Elite – Resumo da 3.ª jornada


O equilíbrio, os golos e o espetáculo têm marcado o início de temporada na Divisão de Elite de futebol, prova em que à terceira jornada apenas quatro dos 40 clubes em competição contam por vitórias os três jogos realizados. Num fim de semana em que a média de golos por jogo voltou a subir (2,9), destaque para a Série 4, onde "moram" três desses clubes invictos que prometem não baixar os braços na luta pelo apuramento para a fase seguinte da prova.

 

Série 1

Na época em que completa o centenário, o Padroense parece determinado em dar uma alegria aos seus adeptos e não tremeu na visita ao icónico Parque de Jogos Soares dos Reis, onde conseguiu um triunfo inequívoco por 4-1 e confirmou o arranque em falso do Vila, que conta por desaires os três jogos realizados. A formação de Matosinhos é seguida pelo Maia Lidador, que após um empate na estreia parece ter encontrado o ritmo dos triunfos - 1-0 na deslocação a Avintes valeram os três pontos.

As emoções da jornada ficaram concentradas em dois campos, com a vitória forasteira do Canidelo (3-2) em casa do Nogueirense, numa partida em que jogou em inferioridade numérica desde os 30 minutos.

Num dérbi do concelho maiato, o Pedras Rubras recebeu o Pedrouços e o equilibrio foi a nota dominante, com emoção até ao último minuto. O jogo terminou empatado a dois golos. Também empatado, mas a um, fechou o dérbi de Gaia entre o Grijó e o Oliveira do Douro (1-1), resultado que fez ambas as equipas perderem o comboio dos líderes.

 

Série 2

O Gondomar B continua a assumir-se como favorito no grupo com a terceira vitória à terceira jornada. Os campeões em título foram a casa do Candal vencer por 2-1 e levam já cinco pontos de vantagem sobre Coimbrões e Rio Tinto, as duas formações que se seguem na tabela.

Os gaienses receberam o Foz, num encontro que terminou com o marcador a zero, enquanto o Rio Tinto viu o seu jogo com o Perosinho ser adiado devido às imposições impostas pelo Covid. O mesmo aconteceu com o Folgosa da Maia-Infesta, outro dos jogos adiados na Série 2. Quem aproveitou foi o Pedroso, que conseguiu os primeiros 3 pontos da época ao vencer o Varzim B por 3-1, subindo, à condição, ao quinto lugar da tabela.

 

Série 3

Apesar de perder o estatuto de equipa 100% vitoriosa, o Ermesinde destacou-se na liderança da Série 2 graças e um empate caseiro com o Alfenense (1-1). O Zinde segue agora com sete pontos, mais um do que o Sobrado, que foi a única equipa do grupo a segurar os três pontos no fim de semana. A vitória por 4-1 em casa do São Pedro da Cova impulsionou a equipa na luta pela liderança, igualando-a ao Lixa (5 golos) na condição de melhor ataque da série.

Sem golos terminaram os jogos entre o Alpendorada-Vilarinho e Lixa-Barrosas, com as equipas a ocuparem exatamente por esta ordem do 3.º ao 6.º lugar do grupo. Por jogar ficou o Aliança de Gandra-Gens, por motivos de saúde pública.

 

Série 4

A Série 4 é aquela em que a luta pela liderança segue mais acesa, com três equipas a contarem por triunfos os três jogos realizados. Rebordosa, Freamunde e Aliados Lordelo seguem invictos na prova, com o Rebordosa a destacar-se com os 15 golos marcados e apenas um sofrido. Por outro lado, Freamunde e Aliados Lordelo ainda não sabem o que é sofrer um golo e marcaram cinco cada.

Da jornada além das vitórias de Rebordosa (2-0 guias de Eiriz), Freamunde (0-1 Vila Caiz) e Aliados Lordelo (1-0 Aparecida), destaque para o jogo mais animado da jornada, que terminou com o empate a 3 golos entre o Lousada e o Sousense, que fez a equipa de Gondomar perder o comboio da liderança. Com a vida difícil continua o Felgueiras B, que desta vez foi goleado (7-0)  em casa pelo Marco 09, que assim somou os primeiros pontos da temporada.