São Martinho sobe ao pódio e pressiona líderes – Padroense regressa às vitórias


A Hyundai Liga Pro está mais equilibrada do que nunca e cada passo dado em falso devolve uma fatura imediata. O Vila Caiz, que foi derrotado em casa contra o Nogueirense (1-2) permitiu ao São Martinho subir ao terceiro lugar. Não há, de facto, margem de manobra na luta pela liderança, sendo certo que nesta competição só o mais regular será premiado.

Nesta 13ª jornada, o emblema de Santo Tirso subiu ao pódio graças ao seu goleador, Naziru Shuabiu, que marcou aos 17 minutos contra o Vila FC e somou o oitavo golo do campeonato. Melhor só Kako (Aparecida) com nove. Na frente, Aparecida e Vila Meã continuam a não dar tréguas. O líder obteve a vitória com um golo de Bujanda, em grande penalidade marcada no final do encontro, para fazer a diferença contra o Lixa. Já o Vila Meã resolveu o jogo a dois tempos contra o Aliança de Gandra, com golos de Diogo Fernandes na primeira parte e João Leal na segunda, que devolveram os “Leões da Vila” às vitórias, depois da derrota no Canidelo.

O Maia Lidador recuperou o caminho das vitórias depois de uma derrota e um empate que atiraram a equipa para o quinto lugar. Rafa foi o autor do golo que valeu três pontos aos maiatos, que travaram o bom momento do Canidelo. Nas últimas jornadas, os gaienses vinham fazendo estragos entre as equipas da frente, impondo derrotas a Vila Meã e São Martinho.

O Leixões B foi até a casa do SC Rio Tinto e conseguiu uma vitória por 0-2. O resultado deixou os riotintintenses acima dos lugares de despromoção, onde a luta também se faz jornada a jornada e todos os pontos valem ouro. Depois de 9 jogos (9 derrotas consecutivas) sem pontuar, o Padroense conseguiu três pontos ao vencer, fora de portas, o Oliveira do Douro por 0-2. Michael Cardo e Emmanuel Evaristus marcaram e levaram o triunfo para o Padrão da Légua, que recebe o Vilarinho na próxima jornada a espera de que esta vitória conquistada em Vila Nova de Gaia possa ser uma virada de chave na temporada.

O Valadares empatou no terreno do Vilarinho (0-0). Já o Aliança de Gandra, que foi superado pelo Vila Meã, nas últimas oito jornadas só venceu um jogo, perdeu quatro e empatou três. O futuro reserva embates teoricamente duros com Maia Lidador, Vila Caiz e Aparecida, três equipas da parte de cima da tabela.

Por fim, o Ermesinde 1936 e Sousense empataram a dois golos, o que mantém a equipa de Valongo a navegar em “águas calmas”(10ª posição na tabela). Diogo Almeida e Monteiro marcaram para a equipa da casa enquanto Ângelo Oliveira e Rafael Ferraz responderam pelo emblema da Foz de Sousa.