Segredo do invicto Castelões passa por não facilitar e manter o foco


Forte compromisso de todos e perfeita sintonia entre os diversos intervenientes do clube! É o que tem permitido ao Grupo Desportivo e Cultural de São Salvador Castelões fazer uma temporada quase que perfeita, sem derrotas, e na liderança da Série 3 da I Divisão AF Porto.

“Nunca pensamos que ia correr tão bem, mas quando fui abordado era óbvio que era para continuar a trabalhar para os objetivos que o Castelões vinha conseguindo nas duas épocas anteriores. Apontávamos aos três primeiros e a disputar os lugares de subida e está a correr bem”, explicou Edmundo Costa, treinador do emblema do concelho de Penafiel.

A meio do campeonato, após 12 jornadas disputadas, o Castelões não só ainda não perdeu, como sofreu apenas seis golos. A concorrência, nomeadamente o Rans e o Boelhe (equipas também do mesmo concelho),  segue a curta distância, todos a um ponto e a pressão é forte sobre o primeiro lugar.

“Temos um lema no clube: cada vitória só faz sentido se ganharmos o próximo jogo e temos levado isso muito a sério. Domingo vamos entrar outra vez para ganhar. Não nos descuidamos com ninguém, nem facilitamos, porque ninguém entra a pensar que está ganho. Estamos todos em sintonia quer entre jogadores do plantel, treinadores e direção. Esse é o segredo, e depois há um treinador que quer vencer mais do que os outros todos”, deixou escapar Edmundo Costa, que se está a estrear nesta temporada como treinador principal.

Luísa Almeida, Presidente do Castelões, aponta os jogadores e a equipa técnica como parte essencial no sucesso que o clube tem tido. “O clube tem funcionado bem. Subir seria a cereja no topo do bolo”, reconheceu. Mas o trabalho da direção não se fica pelo óbvio.

“O clube está em crescimento continuo e a nível de infraestruturas, além de inaugurarmos recentemente a cobertura da bancada, estamos a planear melhorar os balneários. Temos tido apoio dos patrocinadores, o número de sócios cresceu de forma brutal e a direção está a trabalhar para subir e proporcionar boas condições. Temos mobilizado a freguesia e levado a que nos sigam em grande número, até fora de casa. O 12º jogador está bem presente”, acrescentou.