Separados por 5km, Baltar e Parada jogam dérbi inédito na Taça


FOTOGRAFIA: @Novum Canal

Um dos grandes dérbis concelhios desta II Eliminatória da Taça AF Porto será disputado no concelho de Paredes. O USC Baltar recebe o FC Parada, no domingo (27), às 15h30, no Complexo Desportivo de Baltar. Este duelo, que já aconteceu algumas vezes nos campeonatos distritais, será pela primeira vez disputado na Taça - uma das equipas ficará pelo caminho enquanto a outra vai avançar para a próxima ronda.

Mesmo estando em freguesias diferentes (Baltar e Parada de Todeia), os clubes estão separados por apenas 5 km, o que faz com que esta rivalidade, já histórica, ganhe contornos mais especiais por ser um jogo a eliminar.

Joaquim Faria, Presidente do FC Parada, vê este embate com aquele extra de motivação, totalmente diferente de um jogo do campeonato. "A Taça tem uma preparação diferente. A Taça é para competir e queremos ir o mais longe possível. Nós queremos ganhar sempre. Nos jogos contra os rivais aqui do concelho, obviamente tem aquele algo a mais. Um jogo da Taça, é sempre encarado de uma forma diferente, principalmente pelos jogadores. Eles estão com aquela vontade de vencer, ainda mais quando se trata de um rival."

Fora das quatro linhas, Joaquim Faria sublinhou a boa relação entre as duas equipas. "A relação com a Direção do Baltar é excelente. Tivemos juntos há pouco tempo e damo-nos todos bem. O dérbi é mais entre os adeptos e os jogadores, que gostam deste tipo de jogos." 

O histórico recente entre as equipas dá uma ligeira vantagem aos baltarenses. Nos oito jogos oficiais disputados em competições da AF Porto, foram quatro vitórias para os verde e brancos, dois empates e duas vitórias para o Parada. Joaquim Faria acabou por dizer que espera casa cheia no domingo."Esperamos um estádio muito composto no domingo, tanto da nossa parte como também dos adeptos do Baltar. Vamos ter casa cheia, não tenho dúvidas", finalizou.

 

Já a equipa da casa também encara este jogo como algo diferente: "É sempre um jogo especial e está a ser encarado de uma forma diferente. Penso que há uma motivação extra por ser contra o Parada, um adversário que também vamos defrontar na próxima jornada do campeonato. Ou seja, vamos jogar duas semanas consecutivas contra eles e as duas vezes em nossa casa. É especial" , começou por explicar Isidro Almeida, Presidente do USC Baltar.

O Presidente espera um jogo com bancadas cheias."Penso que vamos ter uma casa muito composta. Nos jogos do campeonato, o apoio tem sido espetacular e agora, por ser Taça, por ser contra o Parada, estamos à espera de muita gente." 

Por fim, Isidro Almeida não deixou de exaltar as ótimas relações entre os dois clubes e que a rivalidade vai apenas para a bancada e para o relvado."Durante os 90 minutos, as rivalidades resolvem-se dentro do campo. Fora do campo, as direções têm boas relações. São nossos vizinhos, são nossos amigos. Já na antiga direção do FC Parada, tínhamos uma ótima relação com eles. Queremos o melhor não só para eles mas também para todos os clubes do nosso concelho."