A excelência da arbitragem do distrito do Porto no futebol de praia voltou a ser reconhecida a nível internacional. Sérgio Soares foi distinguido como Árbitro do Ano de 2024 pela Beach Soccer Worldwide, uma das mais prestigiadas organizações da modalidade, que pela primeira atribui este prémio a um árbitro português. Um prémio que enaltece o percurso de Sérgio Soares, feito com os ingredientes certos: talento, aliado ao trabalho, dedicação e sacrifício.
Um prémio que enaltece o percurso já longo de Sérgio Soares, feito com os ingredientes certos: trabalho, dedicação e sacrifício.
"Um momento marcante na minha carreira"
“É um enorme motivo de orgulho e validação de todo o trabalho, dedicação e paixão que coloco nesta modalidade. Este prémio simboliza mais do que uma distinção individual e é o reconhecimento da consistência, do compromisso com a excelência e da responsabilidade de manter a um critério uniforme e coerente durante os jogos. Na minha carreira, este prémio tem um significado muito especial. É um marco que reforça que estou no caminho certo. Além disso, serve como inspiração para continuar a crescer e como motivação para contribuir ainda mais para a formação de futuras gerações de árbitros. É, sem dúvida, um dos momentos mais altos da minha carreira.”
Uma época de desafios superados
“Acredito que foram as variadas participações em competições internacionais e fases finais de torneios de grande prestígio, como o Mundial de Futebol de Praia da FIFA no Dubai, Superfinal do Euro Beach Soccer League, Neom Beach Games e a Final do Mundial de Clubes, onde obtive um desempenho técnico e disciplinar exemplar. Além do meu desempenho individual, há também a forma como colaboro com os meus colegas e contribuo para o bom ambiente dentro do seio da arbitragem”
Olhar para o futuro da arbitragem
“A evolução da arbitragem no futebol de praia em Portugal tem sido bastante positiva ao longo dos últimos anos. Portugal tem-se afirmado como uma referência internacional na modalidade, não só ao nível das seleções e clubes, mas também na qualidade da arbitragem. Os árbitros portugueses têm estado presentes em competições de prestígio da Beach Soccer Worldwide, o que demonstra o reconhecimento da sua competência. Aconselho a que todos os árbitros que queiram seguir um caminho de sucesso devem ter disponibilidade, humildade, resiliência, paixão e uma excelente condição física.”
Ambição não pára
“Continuar a trabalhar diariamente para estar preparado para qualquer desafio em campo e mostrar que este prémio foi merecido. E tornar-me uma referência para os mais jovens, ajudando a desenvolver a próxima geração de árbitros em Portugal.”