A última jornada da primeira volta da Hyundai Liga Pro ficou marcada por empates das três primeiras equipas (Sousense, Aliança de Gandra e Nogueirense), o que não alterou as distâncias entre os emblemas da frente. Aliás, entre os dez primeiros só Maia Lidador e Ermesinde venceram os respetivos jogos, contando-se um total de cinco empates nos nove jogos disputados. A 17ª jornada foi mesmo a jornada menos inspirada dos avançados, onde rendeu apenas 15 golos, o que faz desta a ronda com menos golos marcados desde o início da época.
Ao vencer no Canidelo por 1-0, o Maia Lidador foi o principal beneficiado entre as equipas da frente e aproveitou para se aproximar do Nogueirense (terceiro classificado), agora a dois pontos. Jorginho foi o autor do único golo do encontro. Entre as equipas que tiraram mais proveito conta-se ainda o Ermesinde, que recebeu o Gondomar SC e venceu 2-0, com golos de Vini e Pepe, e subiu ao quinto lugar, igualando o Aliados de Lordelo.
Nesta jornada, destaque para a vitória importante (a segunda consecutiva) do FC Avintes em casa do Coimbrões (0-1), golo de Pedro Barros, que permitiu aos “broeiros” subir ao 14º lugar, dois pontos acima da linha de água.
O Aliados de Lordelo-Lousada acabou empatado a dois golos, os anfitriões ainda chegaram a estar em vantagem duas vezes, com golos de Lopes e Rui Pinto, mas os homens vindos do banco dos visitantes Nivaldo e Pedro Robeiro acabaram por repor o empate com que o jogo terminou.
Na Lixa, Everton, principal goleador do campeonato, ainda abriu o marcador para o FC Pedras Rubras, mas o empate surgiu por André. Em branco ficou o FC Foz-Aliança de Gandra, num jogo em que Matheus ainda acertou no poste, mas que não havia de registar golos até ao final.
No duelo entre últimos, o Boavista perdeu com o FC Vilarinho (2-1) e voltou a ficar com a “lanterna vermelha”. Márcio Oliveira ainda colocou os “axadrezados” em vantagem, mas Pedroso, em cima do intervalo, e Pani, na segunda parte selaram a vitória do FC Vilarinho.
O Aliados de Lordelo é a equipa que termina a primeira volta com o melhor ataque, com 34 golos marcados (média de 2 golos marcados por jogo), mais um do que o líder Sousense. No extremo oposto surgem Vilarinho e Coimbrões, apenas com 11 golos marcados. A melhor defesa é a do Aliança de Gandra, que encaixou apenas 11 golos em 17 jornadas e a pior é do Boavista, com 36 golos sofridos. Esta ronda teve a particularidade de registar o primeiro jogo sem golos do Sousense, única equipa do campeonato que tinha marcado sempre até agora, mas que empatou a zero com SC Rio Tinto, primeira equipa a “secar” o ataque do líder numa jornada, uma equipa que, ainda assim, marca em média 1,9 golos por jogo.
A equipa com mais vitórias é o próprio Sousense, com 11, o que permitiu ao emblema da Foz do Sousa conquistar 33 dos 37 pontos somados até esta jornada. O Aliança de Gandra só perdeu uma vez em 17 jogos, enquanto Lixa e Gondomar SC são as equipas que somaram mais empates (8) nesta primeira parte do campeonato.
Em termos individuais, Everton, avançado do FC Pedras Rubras - SAD, lidera a lista de melhores marcadores da Hyundai Liga Pro com 12 golos, seguindo-se Jardel (SC Rio Tinto) com 9 e Leandro Tigre (Ermesinde) com 8.
