O Sousense derrotou o Canidelo por 2-0 e segue isolado na liderança da Hyundai Liga Pro, com três pontos de vantagem sobre o Aliança de Gandra, quando falta disputar uma jornada para o fim da primeira volta do campeonato.
Joel (16’) e Ângelo (89’) foram os autores dos golos do emblema da Foz do Sousa, que recuperou assim da derrota sofrida contra o Nogueirense, antes da pausa festiva. Quem também voltou a somar três pontos foi o Aliança de Gandra, depois de duas jornadas sem vencer. Dentinho e Gabi fizeram os golos da vitória contra o Vilarinho, que não vence há 13 jornadas, e mantêm a equipa de Paredes na luta pela liderança.
Nesta ronda, o dérbi da Maia entre Maia Lidador e Nogueirense terminou empatado, sem golos.
Dembele (51’) deixou os anfitriões reduzidos a dez, fator que os visitantes não souberam traduzir em golos que pudessem dar mais do que um ponto. Já nos descontos, o treinador estreante, Bock, também foi expulso.
Com este resultado o Nogueirense voltou a ficar isolado no terceiro lugar com 31 pontos, menos cinco do que líder. O Maia Lidador segue em quarto lugar com 27.
O Gondomar SC empatou com o SC Rio Tinto (1-1) e está há 14 jornadas sem perder, com oito empates e seis vitórias, e prepara-se para encerrar a primeira volta em Ermesinde. A equipa de João Sales viu Stanley marcar o primeiro golo do ano (27’), mas antes do intervalo, Jardel, goleador dos riotintenses repôs a igualdade com que o jogo terminou, na conversão de uma grande penalidade (42’), assinando assim o seu nono golo na Hyundai Liga Pro.
Numa jornada em que nenhuma equipa conseguiu vencer fora de casa, destaque para o FC Pedras Rubras que derrotou o Aliados de Lordelo por 1-0, graças a um golo de Everton, goleador da Hyundai Liga Pro, com 11 golos apontados.
Este encontro acabou por funcionar como uma espécie de desforra entre as duas equipas, já que os dois emblemas se tinham encontrado na semana passada na Taça da Associação de Futebol do Porto, eliminatória que viu o FC Pedras Rubras ficar pelo caminho. Mas desta vez a vitória sorriu aos maiatos, que surgem agora com 19 pontos, três acima da linha de água, confirmando a tendência para a recuperação na tabela, com quatro vitórias e um empate nas cinco últimas jornadas.
Em Lousada, a receção ao FC Foz terminou com um empate (1-1), num jogo equilibrado, que viu Luís Rocha adiantar os visitantes (49’), marcador que os da casa “corrigiram” com um golo de Rafinha, quatro minutos depois. Os “fozeiros” seguem no sétimo lugar, agora com 25 pontos, já o Lousada soma 19 e é 11º classificado.
A jogar em casa, o FC Avintes venceu o Ermesinde (1-0). Um golo de Tiago Santos (85’) selou os três pontos para os gaienses, que continuam a lutar para sair dos lugares de despromoção.
Em Vila Caiz, no nosso jogo da jornada, festejaram-se quatro golos, um deles logo no minuto inicial, altura em que Jonas inaugurou o marcador para os da casa.
O Lixa reagiu e empatou com uma grande penalidade convertida por Luís Pedro (16’), mas na segunda parte, Amon (66’) devolveu a vantagem ao Vila Caiz, que selou a vitória com o terceiro golo apontado por Moura, já nos descontos.
Esta vitória (3-1) surge numa altura importante para a equipa de Amarante, que vinha de duas derrotas na Hyundai Liga Pro contra o Aliados de Lordelo e o FC Foz e foi eliminado recentemente da Taça AF Porto pelo Termas de São Vicente.
No duelo entre equipas envolvidas na luta pela fuga aos lugares de despromoção, Boavista SAD e Coimbrões acabaram empatados a dois golos. Cristiano (29’) aproveitou um erro do guarda-redes “axadrezado” para adiantar os gaienses no marcador, mas a reação veio na segunda parte com golos de Sambu (50’) e Tomás Silva (53’). A perder, o Coimbrões foi atrás do empate e Marquinhos acabou mesmo por repor uma igualdade (63’), que não serviu para nenhum dos emblemas, a precisar de pontos.
