Sub-17 vencem V edição do torneio Dr. Fernando Sardoeira Pinto


A Associação de Futebol do Porto venceu a Associação de Futebol de Braga (6-4) na final da V edição do Torneio Dr. Fernando Sardoeira Pinto, de Sub-17, que decorreu esta quarta-feira, no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim. Apesar de se jogar a meio da semana, esta edição chamou muito público e alguns observadores, como o selecionador Sub-19 de Portugal, Rui Bento, que aproveitou a oportunidade para atualizar as notas de observações feitas anteriormente.

Num ambiente muito semelhante ao último torneio da Associação de Futebol do Porto organizado no final do ano, os campos do Municipal da Póvoa de Varzim, levaram 80 atletas de quatro seleções das associações de futebol do Porto, Braga, Bragança e Viana do Castelo a pisar o relvado para lutar por um torneio cada vez mais prestigiado.

Curiosamente, foi mesmo o encontro da final que terminou com mais golos, 10, proporcionando um espetáculo muito aplaudido pelos adeptos. Nesse jogo, a seleção da AF Braga entrou melhor, beneficiando de uma grande penalidade logo aos cinco minutos, aproveitando para se colocar em vantagem. Uma dezena de minutos depois, a defesa da seleção da AF Porto errou e permitiu o segundo golo. A perder por 2-0, a equipa da Invicta não se desnorteou, soube reajustar-se e partir para a recuperação, empatando a dois golos, antes de voltar a sofrer o terceiro, empatar de novo e concretizar a reviravolta no marcador, mesmo em cima do intervalo, saindo para o descanso em vantagem (4-3).

Na segunda parte, a equipa da AF Braga tentou voltar a pegar no jogo, mas a seleção da AF Porto exibiu-se com mais consistência, controlou melhores os espaços e o jogo, evitando cometer erros comprometedores. A seleção da AF Braga ainda empatou, mas os portuenses recuperaram a vantagem pouco depois, seguraram o jogo e, já nos descontos, estabeleceram mesmo o resultado final (6-4).

Mas esta V edição do Torneio Dr. Fernando Sardoeira Pinto, começou de manhã, com dois jogos que definiram os finalistas e as equipas que disputaram o terceiro e quarto lugar, com a seleção da Associação de Futebol do Porto a defrontar a sua congénere de Bragança, num encontro que terminou com uma goleada (4-0). O coordenador da AF Porto, Sérgio Ribeiro, aproveitou o primeiro jogo para rodar alguns jogadores na segunda parte, depois de um resultado construído nos primeiros 40 minutos, com um hat-trick de Semedo, avançado cedido pelo Paços de Ferreira.

No outro encontro, a seleção da AF Braga defrontou a seleção da AF Viana do Castelo, vencendo por 1-0 e apurou-se para a final, que decorreu à tarde. Pouco antes desse jogo, o encontro que definiu o terceiro e quarto classificado viu a seleção da AF Bragança derrotar a de Viana do Castelo por 2-1.