“Subida começou a ser preparada no penálti que saiu ao lado”


O Rebordosa é a única equipa do Campeonato Distrital da Divisão de Elite Pro-Nacional invicta e prepara-se para receber, este domingo, o Freamunde, segundo classificado da Série 4, a um ponto. O desfecho do jogo já não terá influência no apuramento para a fase de campeão, já garantido pelas duas equipas, mas promete concentrar atenções, pela competitividade que se perspetiva. Arlindo Gomes, treinador do Rebordosa, aceitou levantar um pouco o véu sobre a chave do êxito da sua equipa, depois da frustração que foi ter ficado pelo caminho, na época passada.

O Rebordosa é um crónico candidato a subir ao Campeonato de Portugal nos últimos anos, mas o treinador está, mais do que nunca, determinado em mudar a situação. “O projeto de subida começou logo no final da época passada, no penálti que nos saiu ao lado, na sequência do amargo de boca que foi termos sido eliminados na fase final, até porque só tínhamos sofrido uma derrota na primeira fase. Mas acabamos por ver uma época decidida nos penáltis”, apontou. Em vez de carpir mágoas, direção e equipa técnica arregaçaram as mangas e deitaram mãos à obra, sempre com os olhos postos na subida. “Retocamos o plantel com jogadores diferentes dos que já tínhamos, de forma a conseguirmos encarar este campeonato de uma forma mais assertiva, mais consistente e competente, sendo este um campeonato da regularidade. Era importante criar uma dinâmica de vitória e fomos à procura de jogadores que nos dessem essa estabilidade e essa qualidade para estarmos onde estamos hoje”, completou o treinador.

À entrada para a 16ª Jornada, as perspetivas não podiam ser melhores, o Rebordosa não só se mantém invicto, como ostenta o título de melhor ataque, com uns impressionantes 42 golos marcados. Em termos defensivos, a equipa conduzida por Arlindo Gomes soma 13 golos sofridos e só perde para o Freamunde, que conta 6. “É uma equipa que acredita no treino, que trabalha com intensidade, sempre a tentar atingir os objetivos propostos pelo treino e isso é o que nos mantém o foco e nos leva a melhorar cada dia. Apesar da experiência e da qualidade dos jogadores que temos, procuram melhorar o processo a cada treino”, explicou Arlindo Gomes.

Depois há contextos que nos ajudam a perceber o caráter do grupo e que deixam o treinador com a certeza de que as opções tomadas foram as certas e que o Rebordosa poderá vir a tirar o devido rendimento dessas apostas mais para a frente, quando as coisas começarem a apertar. “É uma equipa muito focada no processo, que treina muito bem e é muito solidária, a exemplo do jogo da primeira volta com o Freamunde em que o Pepe se lesionou. Optamos por um miúdo de 19 anos para o lugar dele. Era a estreia, foi logo abraçado pelo capitão, e apoiado pelos outros jogadores e acabou por fazer um jogo excecional. Portanto, isso demonstra bem o caráter da nossa equipa e a tal solidariedade que existe e que os leva a apoiarem-se mutuamente. Com esta postura, tenho a certeza que a equipa não vai tremer nos momentos de maior pressão, porque os jogadores mais experientes vão estar lá para ajudar a enquadrar os outros”, sublinhou.

A experiência de Arlindo Gomes e o discurso adotado deixam transparecer uma enorme confiança no trabalho que está a ser desenvolvido no Rebordosa. “Gostava de acabar com a frustração que há neste clube. A pressão de subir é boa, temos estrutura no plantel para enfrentar isso, e se o campeonato não mudar a meio, podemos conseguir. Temos jogadores experientes e uma direção que nos apoia”, argumentou ainda. Aliás, nos contactos desenvolvidos com o presidente Joaquim Barbosa, as primeiras palavras não escondiam a desilusão pela época passada. “Não temos tido sorte, já andamos a tentar há alguns anos, mas por isto ou por aquilo não temos conseguimos. É frustrante! Mas não desistimos. Esta época vamos voltar a jogar para subir”, prometeu.

O clube e as estruturas postas à disposição, há muito mereciam outros voos. “O Rebordosa tem estrutura para acreditar que é possível subir, é um clube sólido, organizado, as instalações são do próprio clube, as contas estão em dia. A direção tenta proporcionar as condições para o êxito, são pessoas que procuram o melhor para o clube. Tem potencial para patamares superiores, sem dúvida, é uma questão de insistir, porque tem sustentabilidade para andar numa Liga 3, por exemplo, e se conseguir lá chegar até pode apontar a uma liga profissional no futuro, porque há como chegar a isso”, entusiasmou-se Arlindo Gomes.

A três jornadas do fim, com o apuramento para a fase de campeão no bolso, é inevitável olhar para o futuro. “Não vejo favoritos na luta pela subida. Talvez o Gondomar vá ter mais dificuldades, apesar de ter ganho na época passada, porque tem muitos jovens de qualidade, que podem pecar pela falta de experiência. Os outros candidatos são muitos fortes, alimentam o sonho há algum tempo. O FC Foz fez plantel para subir, o Maia Lidador trabalha como um clube profissional, o Padroense está farto de se reforçar. O Alpendorada é o que se conhece, o Rebordosa e o Freamunde estão apurados, o Ermesinde fez uma aposta forte e há ainda o Sobrado, eventualmente na corrida. Portanto, vai ser muito competitivo”, antevê.